Morre aos 89 anos Luc Montagnier, codescobridor do vírus da Sida

11 de Fevereiro 2022

O virologista francês Luc Montagnier, Prémio Nobel de Medicina em 2008 após conseguir isolar pela primeira vez o vírus da imunodeficiência humana (HIV), morreu na terça-feira aos 89 anos, anunciou na quinta-feira a imprensa francesa.

Luc Montagnier morreu no Hospital Americano de Paris, em Neuilly-sur-Seine, um dos subúrbios a oeste da capital francesa, segundo o jornal Libération.

Pai de três filhos, o virologista nasceu em Chabris, no centro de França, em 18 de agosto de 1932.

Em 1967 foi nomeado chefe de investigação do Centro Nacional de Investigações Científicas (CNRS) e cinco anos depois da Unidade Oncológica do Instituto Pasteur de Paris.

Entre 1980 e 1984, Montagnier e a equipa do Instituto Pasteur isolaram vários retrovírus humanos de pacientes com infeções sexuais, hemofílicos, mães que o transmitiram aos filhos e pessoas infetadas em transfusões.

Em 1983 conseguiram isolar um vírus que inicialmente chamaram de VAL (vírus associado à linfadenopatia), e que mais tarde foi identificado como o vírus causador da Sida e foi chamado de HIV (vírus da imunodeficiência humana).

Montagnier também apresentou um exame de sangue capaz de detetar os anticorpos do vírus e, em colaboração com os médicos Jean-Claude Chermann e Françoise Barré-Sinoussi, publicou um trabalho descrevendo o HIV.

Em 1984, porém, o norte-americano Robert Gallo reivindicou a responsabilidade pela descoberta do HIV, o que deu origem a uma polémica que durou vários anos e foi resolvida com o reconhecimento de ambos como pais da descoberta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights