Alemanha põe fim à maioria das restrições até 20 de março

17 de Fevereiro 2022

O chanceler alemão, Olaf Scholz, e os 16 governadores dos estados federados da Alemanha aprovaram esta quarta-feira um plano de três etapas para acabar, até 20 de março, com a maioria das restrições contra a Covid-19.

Os líderes alemães anunciaram ontem a decisão, coincidindo com os mesmos passos das vizinhas Áustria e Suíça, numa altura em que as estatísticas oficiais mostram que a taxa de infeção começou a descer no país.

“O pico já foi provavelmente atingido”, disse Scholz.

A flexibilização consiste em começar com o desmantelamento de regras que impeçam as pessoas sem certificado de vacinação ou recuperação de visitarem lojas não essenciais e o levantamento dos limites a reuniões privadas entre pessoas vacinadas.

A partir de 04 de março, os requisitos para entrar em restaurantes e bares vão ser relaxados, sendo apenas necessário um teste negativo em vez de uma prova de vacinação ou recuperação mais um teste ou uma dose de reforço.

As restantes restrições de “longo alcance” devem ser abandonadas em 20 de março, segundo a presidente da Câmara de Berlim, Franziska Giffey. No entanto, o chanceler disse que o uso de máscaras e a distância de segurança permanecem em vigor.

À medida que a Alemanha avança no sentido de atenuar as restrições, as perspetivas de vacinação obrigatória parecem estar a diminuir.

Scholz pronunciou-se a favor da obrigatoriedade pouco antes de se tornar chanceler, em dezembro, mas a sua coligação de três partidos está dividida sobre o assunto e deixou a cargo do parlamento a apresentação de propostas.

Atualmente, não é claro quando os deputados vão votar na legislação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights