Jejum intermitente, Reflexões

22 de Fevereiro 2022

Outros artigos com interesse:Angina de peitoAté que ponto é a genética a determinar se vamos ou não ter um ataque cardíaco?Os mais novos também têm ataques cardíacos?

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Jejum intermitente, Reflexões

22/02/2022 | Hospital cruz vermelha

Recentemente surgiu mais um novo método de perda de peso, pois existem vários, vários tipos de dietas e estratégicas para se conseguir atingir um objetivo, que neste caso é a perda de peso e perda de massa gorda. 

Existem algumas formas de jejum intermitente entre as quais o jejum noturno de 16 horas , em que o individuo se alimenta apenas em 8 horas do dia , este é o mais “ famoso”, e é feito diariamente. Depois temos o jejum completo de 1 ou 2 dias na semana em que a pessoa não come qualquer tipo de alimento nesses dias apenas bebe água, chá ou café, sendo que estes dias não devem ser seguidos. Depois temos ainda o jejum intercalado, em dias alternados, aqui a pessoa faz jejum dia sim, dia não, e a diferença para os restantes é que normalmente neste caso a dieta nos dias em que se alimenta é livre, podendo incluir as calorias que desejar. Nos outros dois, habitualmente a dieta é mais controlada em termos calóricos. 

Na base de qualquer um dos jejuns está o balanco energético, ou seja, o balanço de calorias nessa semana, na verdade o que importante é o saldo de calorias da semana não ultrapassar determinado valor estabelecido. 

As maiores vantagens associadas ao jejum intermitente são perda de massa gorda e otimização de controlo glicémico, o que ajuda em tratamento de excesso de peso e obesidade e também na diabetes.

Considero muito importante sempre ser acompanhado por um profissional competente, nutricionista ou médico que possa avaliar em primeiro lugar se a pessoa e a situação clinica se adapta e se é seguro a realização deste tipo de intervenção. E a ser feita, deve e pode ser flexível e adaptada mais uma vez à pessoa e à situação de saúde.  

Alem disso, é essencial, e talvez mais até do que estabelecer horários de refeição e períodos de jejum, as refeições que irá realizar, os alimentos que irá comer, as quantidades e a forma de os consumir, pois sem esta intervenção não irá resultar o restante. 

Inês Sousa, Nutricionista

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights