Abertas candidaturas para bolsa de investigação na área da leucemia e dos linfomas

5 de Março 2022

Investigadores que estejam a desenvolver projetos na área da investigação já podem candidatar-se para a 4.ª edição da bolsa "Building Future Knowledge in mature B cell malignacies". O projeto vencedor será distinguido com um prémio no valor de 15 mil euros.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia visa encorajar a comunidade científica a realizar projetos de investigação de doenças hemato-oncológicas malignas. Para o presidente da SPH, João Raposo, “a participação nestes projetos é uma mais-valia para o avanço da medicina”.

No mesmo sentido, Manuel Abecasis, presidente da APCL, destacou em comunicado que “a hemato-oncologia é das áreas oncológicas com maior taxa de sucesso de cura definitiva, para continuarmos a manter esses números é necessário continuar o estudo e investigação.”

O responsável acrescenta que “os estímulos à investigação científica em Portugal continuam a ser uma prioridade para a APCL, até porque essa é também uma forma de apoiar os nossos doentes, uma vez que é assim que se trilham os caminhos de descoberta de novos medicamentos”.

A inciativa apoiada pela Gilead convida investigadores, nacionais ou estrangeiros, que estejam a desenvolver projetos em instituições portuguesas na área de investigação científica e/ou epidemiológica em neoplasias B de células maduras, a submeter a candidatura à bolsa de investigação até dia 31 de maio.

O prémio no valor de 15 mil euros será atribuído ao “projeto de investigação mais promissor.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights