Rublo desvaloriza-se mais de 60% desde 24 de fevereiro

7 de Março 2022

O rublo, a moeda russa, perdeu 62,1% do seu valor desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro e depois de o Ocidente ter isolado financeiramente o país.

Hoje, a moeda russa atingiu um novo mínimo histórico, tendo-se desvalorizado para 132 rublos em relação ao dólar e 144 rublos em relação ao euro.

A nova depreciação da moeda surge depois de os EUA anunciarem que estão em conversações “muito ativas” com a União Europeia para proibir as importações de petróleo da Rússia, numa nova tentativa de asfixiar a economia russa em retaliação à guerra na Ucrânia.

A agência de notação Moody’s também baixou a notação da dívida soberana do Governo russo, que já estava em ‘lixo’, de ‘B3’ para ‘Ca’ pela expectativa de que os controlos de capital do banco central russo restrinjam os pagamentos transfronteiriços, incluindo o serviço da dívida das obrigações do Governo.

“A descida para ‘Ca’ é motivada por grandes preocupações acerca da vontade e capacidade da Rússia de cumprir as suas obrigações de serviço da dívida”, disse a agência num comunicado, indicando que a perspetiva do país continua negativa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This