11% dos portugueses nunca ouviram falar de doença renal crónica

15 de Março 2022

No questionário lançado pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia no âmbito do Dia Mundial do Rim, que se assinalou na passada sexta-feira, 11% dos participantes revelaram nunca ter ouvido falar de doença renal crónica.

Caraterizada por uma lesão que provoca a perda progressiva e irreversível da função dos rins, a doença renal crónica tem vários níveis de gravidade. No nível mais alto, o estádio 5, os rins deixam de funcionar totalmente e o doente tem de se submeter a diálise ou transplantação renal para se manter vivo. Em Portugal, quase 21 mil pessoas estão nesta situação e os números têm vindo a aumentar, alerta a SPN.

Além da sua função excretora – limpeza do sangue com os tóxicos a serem removidos pela urina -, os rins são responsáveis pelo controlo da tensão arterial, pela produção da hormona que estimula a produção de glóbulos vermelhos e pela ativação da vitamina D que contribui para a saúde dos ossos, tendo um papel fulcral no equilíbrio do organismo. No inquérito realizado, 28% dos inquiridos referiram apenas a função excretora dos rins, com 71% a demonstrarem conhecer as outras funções do órgão, e 99% conheciam a função da hemodiálise.

De forma a aumentar o conhecimento da população, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia disponibilizou quatro vídeos educativos sobre a saúde renal nas suas redes sociais.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights