Mais de 40 voos cancelados hoje devido ao mau tempo na Madeira

15 de Março 2022

O Aeroporto Internacional da Madeira continua hoje condicionado devido ao mau tempo, situação que já motivou o cancelamento de 42 voos – chegadas e partidas –, estando o arquipélago sob avisos laranja e amarelo para agitação marítima e vento forte.

De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ da ANA, mais de 90 voos foram cancelados e seis divergiram para outros aeroportos desde domingo, quando a região foi atingida pela depressão Célia, com vento forte do quadrante norte, transportando uma massa de ar frio e instável que origina aguaceiros, por vezes fortes, queda de neve e de granizo, acompanhados de trovoadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou inicialmente a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo sob aviso vermelho (o mais grave) para mau tempo no mar, mas hoje baixou o nível para laranja até às 18:00, indicando que as ondas de noroeste poderão atingir 11 a 13 metros de altura máxima. O aviso passa depois a amarelo.

A Madeira está também sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje por causa do vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

O período mais crítico do temporal verificou-se durante a madrugada e a manhã de segunda-feira, com uma descida “significativa” da temperatura, neve e granizo nas zonas altas, chuva e vento forte, situação que originou diversas ocorrências por toda a ilha da Madeira, como queda de árvores, pequenas derrocadas, sarjetas obstruídas e vários acidentes de viação, mas não foram sinalizadas situações graves.

Vários troços de estradas regionais e municipais permanecem hoje encerrados ao trânsito por questões de segurança e as autoridades desaconselham a realização de qualquer atividade em espaço florestal enquanto se mantiverem os alertas meteorológicos.

De acordo com os dados do IPMA, na segunda-feira, a temperatura mínima foi registada no Pico do Areeiro (-2° C) e a máxima na Ponta do Sol, zona oeste da Madeira (15,9° C). No Funchal, a mínima foi de 9,6° C e a máxima de 14,8° C.

Por outro lado, na Ponta de São Lourenço, no extremo leste da ilha da Madeira, foi sinalizada uma rajada de vento que atingiu 161,3 quilómetros/hora e na zona do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo a mais forte foi de 98,6 quilómetros/hora.

O IPMA prevê para hoje aguaceiros em todo o arquipélago, em especial nas vertentes norte e terras altas da Madeira, podendo ser acompanhados de trovoada, e diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.

Há também possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights