Novo estudo revela que ligação entre colesterol elevado e doenças cardíacas é “inconsistente”

15 de Março 2022

Publicada na JAMA Internal Medicine, a investigação questiona a eficácia das estatinas quando prescritas com o objetivo de baixar o colesterol LDL e, portanto, reduzir o risco de doenças cardiovasculares (DCV)

Dados de uma investigação conduzida por cientistas da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde do Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI) revelaram que a ligação entre o colesterol “mau” (LDL-C) e os maus resultados de saúde, tais como ataque cardíaco e AVC, pode não ser tão forte como se pensava anteriormente.

Publicada na JAMA Internal Medicine, a investigação questiona a eficácia das estatinas quando prescritas com o objetivo de baixar o colesterol LDL e, portanto, reduzir o risco de doenças cardiovasculares (DCV).

Pesquisas anteriores sugeriram que a utilização de estatinas para baixar o LDL-C afeta positivamente os resultados de saúde, e isto reflete-se nas guidelines para a prevenção da DCV. As estatinas são agora normalmente prescritas por médicos, sendo que um terço dos adultos irlandeses com mais de 50 anos de idade tomam estatinas, de acordo com investigações anteriores.

As novas descobertas contradizem esta teoria, descobrindo que esta relação não é tão forte como se pensava anteriormente. Em vez disso, a investigação demonstra que a redução do LDL-C usando estatinas teve um impacto inconsistente e inconclusivo nos resultados da DCV, tais como enfarte do miocárdio (IM) e mortalidade por todas as causas.

Além disso, indica que o benefício global de tomar estatinas pode ser pequeno e variará dependendo dos fatores de risco pessoais de um indivíduo.

A autora principal do artigo é a Dra. Paula Byrne do Centro de Investigação de Cuidados Primários da HRB, baseado no Departamento de Clínica Geral do RCSI. Comentando as conclusões do estudo, Byrne referiu que “A mensagem tem sido há muito tempo que a redução do colesterol irá reduzir o risco de doenças cardíacas, e que as estatinas ajudam a consegui-lo. Contudo, as nossas pesquisas indicam que, na realidade, os benefícios de tomar estatinas são variados e podem ser bastante modestos”.

Os investigadores continuam a sugerir que esta informação atualizada deve ser comunicada aos pacientes através de uma tomada de decisão clínica informada e de guidelines clínicas atualizadas.

Esta importante descoberta resultou de uma colaboração com a Professora Susan M Smith, também da RCSI, e com investigadores da Universidade do Novo México, EUA, (Dr Robert DuBroff), do Instituto para a Liberdade Científica na Dinamarca (Dra. Maryanne Demasi), da Universidade de Bond na Austrália (Dr. Mark Jones) e da investigadora independente Dra. Kirsty O’Brien.

NR/RSCI/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This