Novo estudo revela que ligação entre colesterol elevado e doenças cardíacas é “inconsistente”

15 de Março 2022

Publicada na JAMA Internal Medicine, a investigação questiona a eficácia das estatinas quando prescritas com o objetivo de baixar o colesterol LDL e, portanto, reduzir o risco de doenças cardiovasculares (DCV)

Dados de uma investigação conduzida por cientistas da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde do Royal College of Surgeons in Ireland (RCSI) revelaram que a ligação entre o colesterol “mau” (LDL-C) e os maus resultados de saúde, tais como ataque cardíaco e AVC, pode não ser tão forte como se pensava anteriormente.

Publicada na JAMA Internal Medicine, a investigação questiona a eficácia das estatinas quando prescritas com o objetivo de baixar o colesterol LDL e, portanto, reduzir o risco de doenças cardiovasculares (DCV).

Pesquisas anteriores sugeriram que a utilização de estatinas para baixar o LDL-C afeta positivamente os resultados de saúde, e isto reflete-se nas guidelines para a prevenção da DCV. As estatinas são agora normalmente prescritas por médicos, sendo que um terço dos adultos irlandeses com mais de 50 anos de idade tomam estatinas, de acordo com investigações anteriores.

As novas descobertas contradizem esta teoria, descobrindo que esta relação não é tão forte como se pensava anteriormente. Em vez disso, a investigação demonstra que a redução do LDL-C usando estatinas teve um impacto inconsistente e inconclusivo nos resultados da DCV, tais como enfarte do miocárdio (IM) e mortalidade por todas as causas.

Além disso, indica que o benefício global de tomar estatinas pode ser pequeno e variará dependendo dos fatores de risco pessoais de um indivíduo.

A autora principal do artigo é a Dra. Paula Byrne do Centro de Investigação de Cuidados Primários da HRB, baseado no Departamento de Clínica Geral do RCSI. Comentando as conclusões do estudo, Byrne referiu que “A mensagem tem sido há muito tempo que a redução do colesterol irá reduzir o risco de doenças cardíacas, e que as estatinas ajudam a consegui-lo. Contudo, as nossas pesquisas indicam que, na realidade, os benefícios de tomar estatinas são variados e podem ser bastante modestos”.

Os investigadores continuam a sugerir que esta informação atualizada deve ser comunicada aos pacientes através de uma tomada de decisão clínica informada e de guidelines clínicas atualizadas.

Esta importante descoberta resultou de uma colaboração com a Professora Susan M Smith, também da RCSI, e com investigadores da Universidade do Novo México, EUA, (Dr Robert DuBroff), do Instituto para a Liberdade Científica na Dinamarca (Dra. Maryanne Demasi), da Universidade de Bond na Austrália (Dr. Mark Jones) e da investigadora independente Dra. Kirsty O’Brien.

NR/RSCI/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights