Estudantes de Medicina realizam rastreios cardiovasculares em Alenquer

9 de Abril 2022

Até domingo, vinte e cinco voluntários do primeiro ao sexto ano de Medicina vão efetuar rastreios cardiovasculares gratuitos em Alenquer.

A nova edição do Med on Tour (MoT), organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência Médicas da NOVA Medical School, arrancou esta sexta-feira. À tarde, na Escola Secundária Damião de Goes, os estudantes providenciaram sessões de formação em saúde mental e saúde sexual e reprodutiva.

Hoje, nas 11 freguesias de Alenquer, estão a decorrer rastreios cardiovasculares, que continuarão abertos à população durante a manhã de domingo. A tarde de amanhã fica reservada para sessões de educação em saúde dirigidas à população adulta e uma sessão de exercício físico.

“Os parâmetros de saúde rastreados serão o peso, altura, IMC, perímetro abdominal, pressão arterial e glicemia capilar. Vão também ser avaliados indicadores como o consumo tabágico, o consumo alcoólico, os hábitos alimentares, a frequência da prática de exercício físico e uma pequena e simples avaliação de saúde mental. Com base na informação deste rastreio, serão dados conselhos para a melhoria do estado de saúde individual, sendo que, nos casos mais graves, os utentes rastreados poderão ser encaminhados às urgências, ou ser referenciados para o centro de saúde local para acompanhamento mais próximo. Antecipamos rastrear cerca de 800 pessoas, de todas as idades”, explicou Francisco Franco Pêgo, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This