A nova edição do Med on Tour (MoT), organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciência Médicas da NOVA Medical School, arrancou esta sexta-feira. À tarde, na Escola Secundária Damião de Goes, os estudantes providenciaram sessões de formação em saúde mental e saúde sexual e reprodutiva.
Hoje, nas 11 freguesias de Alenquer, estão a decorrer rastreios cardiovasculares, que continuarão abertos à população durante a manhã de domingo. A tarde de amanhã fica reservada para sessões de educação em saúde dirigidas à população adulta e uma sessão de exercício físico.
“Os parâmetros de saúde rastreados serão o peso, altura, IMC, perímetro abdominal, pressão arterial e glicemia capilar. Vão também ser avaliados indicadores como o consumo tabágico, o consumo alcoólico, os hábitos alimentares, a frequência da prática de exercício físico e uma pequena e simples avaliação de saúde mental. Com base na informação deste rastreio, serão dados conselhos para a melhoria do estado de saúde individual, sendo que, nos casos mais graves, os utentes rastreados poderão ser encaminhados às urgências, ou ser referenciados para o centro de saúde local para acompanhamento mais próximo. Antecipamos rastrear cerca de 800 pessoas, de todas as idades”, explicou Francisco Franco Pêgo, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments