Habitação e saúde mental identificadas como maiores problemáticas sociais em Leiria

12 de Abril 2022

A Câmara de Leiria identificou a habitação e a saúde mental como as maiores problemáticas sociais do concelho, disse à agência Lusa a vereadora Ana Valentim.

“A questão da habitação e de haver um défice na oferta é, realmente, um problema”, afirmou Ana Valentim, a propósito da apresentação, hoje à tarde, do Diagnóstico Social do concelho pelo Conselho Local de Ação Social de Leiria (CLASL), liderado pelo município.

Destacando os valores das rendas “muito elevados” devido às quais “muitas pessoas não têm, efetivamente, condições de chegar ao mercado privado de arrendamento”, a vereadora, que tem, entre outros, os pelouros da Habitação, Saúde e Migrantes, exemplificou ainda com a chegada a Leiria dos deslocados da guerra na Ucrânia, para sublinhar que há “muitas dificuldades no acesso à habitação”.

Ana Valentim também elencou a saúde mental como outra grande problemática, notando que já no Diagnóstico Social de 2017 esta área tinha sido referenciada como prioritária.

“Não tem havido muito investimento e com a pandemia é do conhecimento geral que as questões da saúde mental irão, eventualmente, agravar-se”, salientou.

Neste âmbito, a autarca referiu que estão a ser organizadas as I Jornadas de Saúde Mental de Leiria, que decorrerão no fim do mês, para se conhecer, entre outros aspetos, o que localmente se tem feito e o que mais se pode fazer neste âmbito.

“A saúde mental tem de estar na ordem dos assuntos mais prementes de intervenção”, defendeu.

O Diagnóstico Social do concelho de Leiria foi produzido com a colaboração dos parceiros da Rede Social (100 no total, maioritariamente do setor social e entidade públicas).

Para a sua elaboração, foram constituídos 12 grupos de trabalho que incluíram áreas de intervenção que não estavam referenciadas em 2017, como as pessoas em situação de sem-abrigo, os migrantes ou as comunidades ciganas.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara, o documento, a vigorar por quatro anos, é “estratégico para o concelho”, pois “define prioridades e identifica as potencialidades e vulnerabilidades” do território.

A sua atualização “é fundamental para a emissão de pareceres que permitam a implementação de novas respostas sociais e candidaturas a financiamento”.

À Lusa, Ana Valentim destacou “o trabalho de parceria” neste Diagnóstico Social, disse esperar que “este documento tenha impacto” e notou que “estar atualizado é uma mais-valia para todas as entidades do CLASL que queiram efetuar candidaturas no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]”.

“Aquilo que pretendemos é que as conclusões que se tirarem do Diagnóstico Social vinculem, também, os parceiros sociais, nomeadamente a Câmara, para a adoção de programas e de medidas políticas, para minimizar as problemáticas”, declarou.

Questionada sobre o que gostaria de ver resolvido até 2025, o prazo de vigência do novo Diagnóstico Social, a autarca destacou a habitação.

“O Município tem aprovada a sua Estratégia Local de Habitação, temos trabalho a fazer nessa área, mas era importante que a habitação deixasse de ser uma área tão problemática como tem vindo a acontecer, nomeadamente o facto de famílias em situação de vulnerabilidade terem muita dificuldade no acesso à habitação”, disse.

Por outro lado, é importante, igualmente, que “todos os parceiros assumam este compromisso da necessidade de se envolverem e tentarem minimizar, com projetos, parcerias e atividades, algumas destas problemáticas”, afirmou a vereadora.

“É um apelo que faço a todos os parceiros, que também se envolvam e que assumam este compromisso como um compromisso de todos e estratégico para o concelho”, acrescentou.

A Rede Social, implementada em Leiria em 2003, teve início com 42 parceiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights