Alunos da Mealhada sensibilizados a adotarem comportamentos alimentares mais saudáveis

21 de Abril 2022

Os alunos do 1.º ao 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada vão ser sensibilizados, através de jogos, sessões de educação e trabalhos manuais, para a importância de adotarem comportamentos alimentares mais saudáveis, revelou hoje a autarquia.

“Explicar que uma maçã é mais saudável do que uma bolacha, que beber água é preferível a beber sumos, são alguns dos conceitos transmitidos através de jogos, trabalhos manuais e sessões explicativas orientadas pela nutricionista do Município da Mealhada”, referiu esta Câmara do distrito de Aveiro.

O Programa de Educação Alimentar da Câmara Municipal da Mealhada decorre durante o terceiro período escolar, sendo dirigido aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Mealhada.

“Informar, sensibilizar e incentivar os mais novos a fazerem escolhas mais informadas e conscientes, bem como promover a saúde individual e a sustentabilidade do planeta, são os principais objetivos deste programa que está a ser desenvolvido nas escolas do Município da Mealhada”.

De acordo com a nutricionista Rita Fernandes, este programa visa “capacitar os alunos para o que devem comer e o que devem evitar”, sendo passada a mensagem dos hábitos mais saudáveis em termos de alimentação através de jogos e de sessões de educação alimentar.

A intervenção abrange alunos com idades em que são “determinados os hábitos e comportamentos alimentares de futuro, procurando-se, desta forma, prevenir possíveis doenças do comportamento alimentar, assim como evitar perigos associados à má alimentação em termos de autoestima e de amor próprio”.

De acordo com o Município da Mealhada, o programa é adaptado à idade das crianças e aborda desde os lanches saudáveis à importância das hortícolas, passando pela análise de rótulos e benefícios da dieta mediterrânica.

Além das atividades com as crianças, este programa contempla também iniciativas dirigidas aos encarregados de educação, “de forma a envolver toda a comunidade escolar, uma vez que o comportamento alimentar da criança depende diretamente de quem a rodeia”.

O vereador da Câmara Municipal da Mealhada Gil Ferreira, responsável pelo pelouro da Educação, considerou que este programa é mais uma ferramenta com a qual pretende “influir positivamente a vida” das crianças.

“Pretendemos que as crianças do nosso concelho cresçam felizes e saudáveis, com as nossas estruturas a merecerem a confiança dos pais”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights