O momento irá contar, ainda, com um debate sobre o mieloma múltiplo e a leucemia mieloide aguda. Esta celebração está agendada para amanhã, dia 30 de abril, às 15h00, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), e é dirigida não só a doentes e familiares, mas também ao público em geral face à importância de sensibilizar a população para as doenças malignas do sangue, que são cada vez mais frequentes na população mais envelhecida. A entrada é gratuita.
O evento irá contar com a presença de Herlander Marques, oncologista e membro da direção da APLL, que será responsável pela sessão de boas-vindas e por assinalar o arranque desta comemoração. Já Ana Macedo, hematologista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, irá refletir sobre a forma como é “Viver com mieloma múltiplo”, enquanto Delfim Duarte, investigador do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), irá conduzir uma palestra sobre “Novos tratamentos Leucemia Mieloide Aguda”. Acrescente-se, ainda, que o evento irá contar com a atuação musical de Inês Homem de Melo, participante do Festival da Canção 2022, que irá, também, discutir o papel que a música desempenha no dia a dia, com base no seu conhecimento académico enquanto médica psiquiatra.
20 anos a apoiar doentes, familiares e cuidadores
Para continuar a apoiar doentes, familiares e cuidadores, combatendo o isolamento, promovendo a informação e incentivando a atividade física, a APLL lançou uma campanha solidária que apela ao contributo dos portugueses, através da consignação de 0,5% do IRS. A iniciativa, que teve como mote “Está na hora de dar o salto” e contou com o apoio da ginasta Filipa Martins, apela à consignação do IRS – através do preenchimento do Quadro 11 do Modelo 3, com o NIF da associação: 505234980. Refira-se, ainda, que é possível ajudar a Associação através da inscrição enquanto sócio ou de um donativo.
PR/HN
0 Comments