XIII edição do ENMISP sob tema “Sustentabilidade e Saúde Pública”

10 de Maio 2022

A décima terceira edição do Encontro Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ENMISP), subordinada ao tema “Sustentabilidade da Saúde”, decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2022, no Hotel MH Atlântico, em Peniche.

Este evento científico, organizado pelas Comissões de Médicos Internos de Saúde Pública, pretende ser uma iniciativa plural e ímpar no calendário anual de trabalho de todos os que constituem e constroem a Saúde Pública em Portugal, marcando sucessivas gerações de profissionais de saúde.

Ao longo de edições anteriores, permitiu a união e partilha de experiências entre todos os que dedicam a sua vida à Saúde Pública, como promotores, intervenientes ou parceiros nos mais diversos terrenos de intervenção.

O encontro contará com a presença, já confirmada, de vários oradores, entre os quais se destaca:

Maria Neira, diretora da Organização Mundial de Saúde para a Saúde Pública e para os determinantes ambientais e sociais da saúde, Miguel Hernán, professor de Bioestatística e Epidemiologia na Harvard T.H. Chan School of Public Health, Carolyn Daher, coordenadora da iniciativa de Planeamento Urbano, Ambiente e Saúde do Barcelona Institute for Global Health e Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública.

mais informação aqui

S+P/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights