José Roriz Country Manager da Grünenthal Portugal

Medicina Geral e Familiar como ponto de partida para a prevenção e tratamento da dor crónica

05/19/2022

Em Portugal, a dor é a principal condição que leva o doente a procurar os Cuidados de Saúde Primários(CSP). Estima-se que, atualmente, três milhões de portugueses vivem com dor crónica, uma epidemia silenciosa, mas grave e complexa.

Dados do estudo “Chronic Pain Care – Prevalência e Caracterização da Dor Crónica nos Cuidados de Saúde Primários”, promovido pela Grünenthal, revelam que a dor crónica afeta cerca de 33% (1) dos indivíduos seguidos nos CSP. Em média, de acordo com o mesmo estudo, o diagnóstico de
dor crónica demora quatro anos após os primeiros sintomas e a doença provoca um elevado impacto psicológico e emocional nos doentes.

Estas conclusões demonstram o papel basilar da Medicina Geral e Familiar na gestão do doente com dor crónica e a necessidade cada vez maior de encararmos a dor como uma prioridade nos CSP. O médico de Medicina Geral e Familiar é, na maior parte dos casos, o primeiro contacto do doente e a “porta de entrada” no Serviço Nacional de Saúde.

Tendo a capacidade de avaliar o doente globalmente e uma proximidade privilegiada com a comunidade, o seu contributo é decisivo em todas as fases, desde a prevenção ao tratamento da dor. Neste contexto, sublinhe-se ainda a importância da comunicação entre médico e doente, essencial para a definição de objetivos terapêuticos realistas e para uma gestão da dor que permita ao doente manter a sua funcionalidade e qualidade de vida.

Porque acreditamos que é possível melhorar a vida dos doentes com dor e reconhecemos o papel preponderante do Médico de Família na missão de travar a progressão desta patologia, na Grünenthal também continuamos a promover ações formativas e de sensibilização, que apoiem estes profissionais na sua prática clínica diária.

Neste Dia Mundial do Médico de Família, 19 de maio, agradecemos o esforço e a dedicação demonstrados pelos profissionais de Medicina Geral e Familiar, sendo peça-chave na melhoria dos cuidados de saúde de todos os portugueses.

1 Antunes F, et al. Prevalence and Characteristics of Chronic Pain Among Patients in Portuguese Primary Care Units. 2021 Dec;10(2):1427-1437. doi:
10.1007/s40122-021-00308-2. Epub 2021 Aug 28

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights