EUA apoiam combate à SIDA em Moçambique com mais 404 milhões de dólares

24 de Maio 2022

Os Estados Unidos anunciaram hoje um investimento de 404 milhões de dólares no combate à SIDA em Moçambique, elevando para quase 5 mil milhões de dólares o valor total da ajuda neste contexto, desde 2004.

“Em apoio ao Plano Estratégico Nacional de Moçambique para o HIV e ao Pedido de Financiamento do Fundo Global, o Plano de Emergência do Presidente do Governo dos Estados Unidos para o Alívio da SIDA (PEPFAR) Plano Operacional do País (COP) para outubro de 2022 até setembro de 2023 centra-se em esforços acelerados para identificar e tratar crianças, adolescentes, homens jovens, populações vulneráveis, e outras pessoas a viver com HIV”, lê-se no comunicado que anuncia a nova tranche do apoio.

O plano visa também “investimentos estratégicos para maximizar o impacto do programa, bem como uma melhor qualidade de implementação e experiência do paciente a nível do local; e parcerias reforçadas com o governo, parceiros multilaterais, e a sociedade civil”, lê-se num comunicado distribuído hoje em Maputo.

“Este plano, que totaliza 404 milhões de dólares [377 milhões de euros], eleva o investimento total do governo dos E.U.A. na resposta ao HIV em Moçambique para 4,9 mil milhões de dólares [4,5 mil milhões de euros] desde 2004”, acrescenta-se no texto, que explica que “o objetivo dos programas COP22 é levar Moçambique a alcançar as metas do UNAIDS 95-95-95, onde 95% das pessoas que vivem com o HIV estão conscientes do seu estado, 95% dos quais testaram positivos estão em tratamento, e 95% das pessoas em tratamento têm uma carga viral indetetável”, segundo o texto.

“O plano COP22 representa o nosso compromisso comum de alcançar o controlo da epidemia, colocando 1,9 milhões de moçambicanos em tratamento que salve vidas nos próximos 18 meses”, disse o Embaixador dos EUA em Moçambique, Peter H. Vrooman, citado no comunicado.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights