Filipa Barbosa é a nova Presidente da Secção de Embriologia Clínica da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução

28 de Maio 2022

Filipa Barbosa, bióloga responsável pelo Laboratório de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) foi, recentemente, eleita Presidente da Secção de Embriologia Clínica de Portugal, uma secção especializada da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), que representa todos os Embriologistas que exercem funções em centros de procriação medicamente assistida (PMA) do país.

Segundo a nova Presidente, “A Secção de Embriologia Clínica tem como principais objetivos a difusão e o ensino das técnicas laboratoriais de Medicina e Biologia da Reprodução, incentivar e promover a investigação técnica e científica nesta área, e ainda a obtenção e reconhecimento efetivo em Portugal da carreira de Embriologista Clínico.”

“A infertilidade atinge cerca de 1 em cada 10 casais, número que tem aumentado nos últimos anos. Tem havido no nosso país um incremento da atividade da PMA, mas ainda insuficiente para responder quer aos problemas dos casais com indicação para estas técnicas no âmbito da resolução do seu problema de infertilidade, quer aos demais beneficiários que pretendam recorrer a técnicas de PMA para conseguirem a gravidez que procuram”, explica Filipa Barbosa.

CHUSJ/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights