APFertilidade promove workshop sobre PMA dirigido a psicólogos

31 de Maio 2022

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) promove o workshop "(In)Fertilidade: Integração de conhecimentos para a atividade do Psicólogo", no próximo dia 3 de junho, no Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, destinado a psicólogos e estudantes de Psicologia.

Serão abordadas questões legais, sociais e psicológicas que envolvem a procriação medicamente assistida (PMA) e a gestação de substituição, tendo em conta os novos artigos que regulam o processo na Lei da PMA.

A sessão começa pelas 10 horas, com Margarida Silvestre, professora de medicina na Faculdade de Coimbra, a dar início aos trabalhos, com uma intervenção sobre as questões éticas em PMA. Segue-se o professor de Direito da Faculdade de Coimbra, Rafael Vale e Reis, que falará sobre a lei da Procriação Medicamente Assistida, e, por sua vez, Maria João Rosa e Mónica Henriques, da equipa de adoção, apadrinhamento e acolhimento familiar do núcleo de infância e juventude da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, vão abordar questões ligadas ao processo de adoção.

O painel seguinte (“Fertility Awareness: O que podemos fazer para promover a literacia em (in)fertilidade?”) será apresentado por Juliana Pedro, do Centro de Genética da Reprodução Prof. Alberto Barros.

Já Ana Galhardo, psicóloga clínica e coordenadora da Rede de Apoio Psicológico da APFertilidade, apresentará a MyJourney, que pretende ser uma plataforma de autoajuda para pessoas que não concretizaram o seu desejo de parentalidade.

“Gestação de substituição: Implicações psicossociais e linhas orientadoras para a prática clínica” será o tema apresentado por Mariana Veloso Martins, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O evento termina pelas 17 horas, com a leitura, em vídeo, dos livros “Na minha história há… Uma fada!” e “Na minha história há… Uma semente Mágica!”.

A APFertilidade tem organizado, desde 2011, workshops dirigidos a psicólogos interessados nesta temática e que exerçam funções na área da saúde reprodutiva. Após uma interrupção resultante da situação de pandemia, esta atividade é retomada de forma a promover o debate e sensibilização sobre a infertilidade e todas as questões relativas à procriação medicamente assistida e à legislação que a suporta.

“A APFertilidade tem uma rede de Apoio Psicológico, formada por profissionais que se focam nas dificuldades relacionadas com infertilidade, e que passaram pelos workshops que realizamos há 11 anos. Acreditamos que o apoio de profissionais especializados é imprescindível para quem passa pelas consequências emocionais de um impacto de um diagnóstico de infertilidade. É nesse sentido que temos vindo a apostar nestas ações de formação e de sensibilização para esta realidade”, explica Cláudia Vieira, presidente da APFertilidade.

O programa completo do workshop “(In)Fertilidade: Integração de conhecimentos para a atividade do Psicólogo” e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights