Enfermeiros de saúde materna e obstétrica participam em ação de team building musical

2 de Junho 2022

Docentes e enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica participam amanhã, em Coimbra, numa atividade de team building musical organizada para robustecer laços profissionais.

A iniciativa, no espaço do Seminário Maior de Coimbra, entre as 15h00 e as 17h30, é organizada pela Rede ESMO – Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, uma colaboração interinstitucional que envolve a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A atividade é dinamizada pela Orquestra na Hora, que apresenta “um modelo de workshop que possibilita a grupos de pessoas sem quaisquer conhecimentos musicais tocarem violino em conjunto, formando uma pequena orquestra improvisada”.

De acordo com a coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica da ESEnfC, Maria Neto Leitão, “esta ação, também com uma vertente cultural, insere-se no plano de atividades da Rede ESMO para 2022-2023, procurando fortalecer a cooperação cada vez mais efetiva entre os enfermeiros que a integram”.

A atividade, no contexto da comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica (5 de maio), termina com uma sessão fotográfica no baloiço do Seminário Maior de Coimbra, com vista para o rio Mondego, e com um lanche partilhado no jardim.

Constituída em 2016, a Rede ESMO é uma cooperação técnica, científica e humanística de enfermeiros ligados à prática clínica, gestão, ensino, formação e à investigação, que visa potenciar sinergias no âmbito da saúde sexual, reprodutiva e neonatal.

O projeto Rede ESMO procura simplificar a parentalidade, tornando menos complexa a vida às mães e aos pais, implementar práticas mais uniformes no seio das maternidades e dos cuidados de saúde primários e estabelecer maior proximidade com as pessoas. “Por uma sociedade onde cada filho seja desejado, cada parto ocorra em ambiente seguro e seja um acontecimento normal, e que cada pessoa vivencie uma sexualidade saudável.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights