CRITCO quer utentes no centro da gestão

5 de Junho 2022

A equipa de enfermagem do Centro de Responsabilidade Integrado do Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CRITCO) promoveu no dia 27 de maio, pela primeira vez, um encontro com utentes inserido num projeto que pretende colocar a experiência do doente no processo de gestão assistencial.

A atividade, coordenada por Teresa Branco, enfermeira gestora do CRITCO, teve lugar nas instalações da Clínica de Tratamento Cirúrgico da Obesidade no HCC. Sete utentes foram convidados a partilhar a sua experiência no âmbito do percurso assistencial no CHULC, numa conversa que pretendeu valorizar os pontos fortes, destacar os pontos fracos e sugerir dinâmicas de melhoria.

“Pretendemos, desta forma, aprimorar o percurso assistencial, a partir daquilo que os utentes verdadeiramente valorizam, para que sejam prestados cuidados de excelência centrados nas suas reais necessidades, tendo como fundo valores flexíveis, inovadores e humanos”, explicou Teresa Branco.

A utente Edite Barradas comentou: “Este fórum é importante para dar o meu contributo para melhorar o percurso de outros doentes que queiram fazer esta cirurgia”.

“O caminho que tenho feito com esta equipa multidisciplinar é longo, importante e tem de ser compreendido. Neste sentido, este encontro é bastante relevante. Perceber os prós e os contras, perceber a viagem que fazemos (com o pós, o pré e o durante) e perceber que isto é um compromisso que se faz para o resto da vida”, disse a utente Soraia Almeida.

“Nesta iniciativa damos o nosso contributo e sentimo-nos, no fundo, parte integrante desta equipa. Assim, podemos ajudar os profissionais a melhorar o serviço e contribuirmos para ele mesmo”,  apontou o utente Pedro Aleixo.

CHLC/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights