Não, as unhas e os cabelos não continuam a crescer após a morte

7 de Junho 2022

A ideia é antiga e muitas vezes partilhada pela sabedoria popular: mesmo após a morte, as unhas e os cabelos continuam a crescer. Será verdade? Nas redes sociais há quem ainda partilhe esse mito.

Alberto Mota, professor de dermatologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigador no CINTESIS, explica que este aparente crescimento resulta de uma ilusão. “É mais provável que a impressão que os cabelos e unhas crescem após a morte se deva à natural contração cadavérica dos tecidos moles da cabeça e dos dedos, dando a ilusão, em proporção relativa, de que os cabelos e as unhas ficaram maiores”, esclarece o investigador.

E prossegue a explicação: “Se as unhas e os cabelos crescessem de forma significativa após a morte, também seria de esperar que a pele se renovasse e descamasse em paralelo, pois, no fundo, as células que renovam os cabelos e as unhas são similares às que renovam a pele em si.”

“É mais provável que a impressão que os cabelos e unhas crescem após a morte se deva à natural contração cadavérica dos tecidos moles da cabeça e dos dedos, dando a ilusão, em proporção relativa, de que os cabelos e as unhas ficaram maiores”, esclarece o investigador.

Tanto o cabelo como as unhas têm na sua composição queratinas, o que faz com que sejam mais robustos e duros do que as restantes células da pele. Essa composição pode justificar “uma maior resistência à decomposição cadavérica”. No entanto, a síntese destes dois elementos depende de células vivas, ou seja, é necessário que haja circulação sanguínea para levar nutrientes até às células e permitir que continuem vivas e em crescimento.

“Em teoria, essas células podem permanecer ativas durante algum tempo após a morte cerebral, se for garantido o aporte sanguíneo de nutrientes, através da manutenção transitória do batimento cardíaco ou até que o metabolismo destas células estagne por esgotamento desses mesmos nutrientes. No entanto, é altamente improvável que essa atividade transitória se traduza numa síntese de queratina suficientemente mensurável a olho nu”, acrescenta o especialista.

“Se as unhas e os cabelos crescessem de forma significativa após a morte, também seria de esperar que a pele se renovasse e descamasse em paralelo, pois, no fundo, as células que renovam os cabelos e as unhas são similares às que renovam a pele em si.”02

Ou seja, é falso que as unhas e os cabelos continuem a crescer após a morte. A impressão de que os cabelos e unhas crescem após a morte pode estar relacionada com a contração cadavérica dos tecidos moles, o que cria uma ilusão de que ficaram maiores. Em vida, o cabelo cresce, em média, um centímetro por mês, rondando aos 12 centímetros por ano. Já as unhas registam um crescimento médio que ronda entre dois e três milímetros por mês.

Texto publicado ao abrigo da parceria entre a plataforma de Fact Checking Viral-Check e o Heathnews.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights