Investigadores Descobrem Ondas Cerebrais Relacionadas com o Comportamento Social

10 de Junho 2022

"Esta descoberta proporciona uma compreensão unificada da atividade cerebral subjacente ao comportamento social e dos seus défices na doença", afirmam os investigadores

Legenda da imagem: Duas regiões cerebrais, o córtex pré-frontal e a amígdala, são específicas do comportamento social. Elas diminuem e aumentam as oscilações theta (4-7Hz) e gama (30-60 Hz), respectivamente, durante a interacção social.

Investigadores da Universidade de Tohoku e da Universidade de Tóquio descobriram padrões de ondas elétricas no cérebro relacionadas com o comportamento social em ratos. Observaram também que os ratos que mostravam sinais de stress, depressão, ou autismo não tinham estas ondas cerebrais.

Os animais interagem socialmente com os outros e geram oscilações elétricas específicas no cérebro.

O córtex pré-frontal medial (mPFC) e as regiões de amígdala do cérebro regulam a nossa emoção, e sofrem alterações patológicas quando experimentamos doenças psiquiátricas. No entanto, os processos neuronais detalhados por detrás disto permanecem pouco claros.

Takuya Sasaki da Escola de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Tohoku liderou uma equipa colaborativa que registou sinais elétricos cerebrais – as chamadas ondas elétricas cerebrais – nas áreas mPFC e amígdala de ratos. Descobriram que certas ondas cerebrais sofreram variações pronunciadas quando os ratos interagiam socialmente uns com os outros. Especificamente, as ondas cerebrais na banda de frequência teta (4-7 Hz) e gama (30-60 Hz) diminuíram e aumentaram, respetivamente, durante a socialização.

Quando os mesmos testes foram aplicados a ratos que demonstravam fracas capacidades sociais ou sintomas de depressão e autismo, as ondas cerebrais não estavam presentes. Notavelmente, a reprodução artificial de ondas cerebrais relacionadas com o comportamento social através de uma técnica de manipulação ótica e genética nestes modelos patológicos de ratos, restaurou a sua capacidade de interagir socialmente.

“Esta descoberta proporciona uma compreensão unificada da atividade cerebral subjacente ao comportamento social e dos seus défices na doença”, diz Sasaki.

Olhando para o futuro, Sasaki está ansioso por identificar os mecanismos básicos da dinâmica neuronal nestas ondas cerebrais e avaliar o envolvimento das outras regiões cerebrais no comportamento social. Simultaneamente, decorre investigação para verificar se os mesmos mecanismos cerebrais funcionam em humanos para aplicações clínicas.

Ver artigo original AQUI

NR/ALphagalileo/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights