Enquanto única representante nacional neste órgão, Joana Mourão vai procurar contribuir para a garantia dos mais elevados padrões de qualidade da anestesiologia europeia, nomeadamente, na educação e no desenvolvimento profissional.
Proposta pela direção do Colégio da Especialidade de Anestesiologia da Ordem dos Médicos, a médica e professora da FMUP vai colaborar no organismo na elaboração de orientações de formação atualizadas nesta área, como o currículo e o programa do internato de formação específica, na segurança do doente e na qualidade dos cuidados prestados.
Ao representar a anestesiologia portuguesa, Joana Mourão confessa tratar-se “de uma nomeação que acarreta uma responsabilidade acrescida”, tendo como uma das missões a “projeção da especialidade fora de portas”.
Fundada em 1958, a UEMS (Union Européenne des Médecins Spécialistes) “estabelece padrões para a prática de cuidados de saúde de alta qualidade”, transmitidos às autoridades e instituições da União Europeia e às associações médicas nacionais com o objetivo de as “estimular e incentivar a implementar as respetivas recomendações”.
FMUP/HN
0 Comments