Investigadoras da UAlg vencem prémio de Ortopedia Dr. Rui Antão

16 de Junho 2022

Este prémio anual visa estimular o desenvolvimento de ações promotoras e relevantes que permitam o progresso e a dinamização da especialidade.

Ana Marreiros, docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) e investigadora do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI), e Ana Paula Fontes, docente da Escola Superior de Saúde (ESS) da Universidade do Algarve, foram as vencedoras do prémio de Ortopedia Dr. Rui Antão, promovido pelo grupo HPA Saúde.

 

De acordo com o Hospital Particular do Algarve, e “tendo em conta que existem nas organizações um conjunto de atividades não produtivas que, não tendo, no imediato, um resultado económico mensurável, vêm posteriormente a revelar-se de uma importância primordial para a diferenciação das organizações”, o Grupo distinguiu Ana Marreiros pelo seu trabalho diferenciador na investigação levada a cabo na área das artroplastias do joelho e da anca, e Ana Paula Fontes pelo seu trabalho na produção da atividade científica do Grupo de Ortopedia ao longo dos últimos 9 anos, com relevância para a publicação de artigos científicos e comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Recorde-se que Ana Marreiros tem trabalhado com tecnologia de ponta, em conjunto com ortopedistas e fisioterapeutas, promovendo, ao longo dos anos, um profícuo diálogo entre investigação e clínica, que tem permitido alavancar esta área de investigação e intervenção no Algarve. Ainda neste âmbito têm sido publicados um conjunto de importantes artigos científicos, em publicações de impacto, que contribuem para um melhor entendimento da problemática associada.

Já Ana Paula Fontes, além de diretora do recém-criado curso de licenciatura em Fisioterapia, é consultora do Núcleo de Formação do Grupo HPA Saúde, onde é responsável pelo processo formativo multidisciplinar e investigacional. É docente do ensino superior desde 2005 e tem desenvolvido investigação na área da funcionalidade dos idosos e de forma concreta também da funcionalidade após prótese total do joelho e anca. É também investigadora colaboradora do CISC Nova – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, desde 2012.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

MAIS LIDAS

Share This