Pedrógão Grande: Homenagem à equipa de saúde mental assinala hoje 5.º aniversário dos incêndios

17 de Junho 2022

Uma homenagem à equipa de saúde mental é uma das iniciativas que assinala hoje o quinto aniversário dos incêndios de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocaram a morte a 66 pessoas.

O programa, uma iniciativa da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), começa às 10:00, na sede da AVIPG, na Figueira, freguesia da Graça.

Neste local do concelho de Pedrógão Grande vai passar a “Volta da Memória” em bicicleta, uma iniciativa que se repete por parte de um habitante de Figueiró dos Vinhos e que passa ainda por Castanheira de Pera, os três municípios mais atingidos pelos fogos de 17 de junho de 2017.

O percurso é de 66 quilómetros, um por cada vítima mortal.

Já à tarde, às 14:30, ainda na sede da AVIPG, fazem-se 66 segundos de silêncio, seguindo-se então a homenagem à equipa da saúde mental comunitária/domiciliária Leiria Norte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

“Desde que ocorreu o 17 de junho que nos tem sido dado sempre apoio. É uma equipa que não pode deixar de existir no território como existe e, obviamente, que é também um ‘forcing’ para que não nos tirem este tipo de apoio que é fundamental para o equilíbrio de uma comunidade”, disse a presidente da associação, Dina Duarte.

Depois, em Castanheira de Pera, às 17:00, na Igreja Matriz, é celebrada uma missa pelas vítimas dos incêndios, cerimónia que deve contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguindo-se, às 18:30, um concerto, com repetição no sábado, com a participação dos artistas internacionais Thi-mai Nguyen, Aveline Monnoyer, Julien Brocal, Astrig Siranossian e Elsa de Lacerda. A entrada é gratuita.

Em 17 de junho de 2017, os incêndios de Pedrógão Grande provocaram 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves. Os fogos destruíram cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.

A maioria das vítimas mortais morreu na Estrada Nacional 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights