Lusíadas Saúde assiste 353 pessoas no primeiro fim de semana do Rock in Rio

26 de Junho 2022

No primeiro fim de semana do Rock in Rio, a Lusíadas Saúde, que assegura o serviço médico do festival em Lisboa, assistiu 353 pessoas no Parque da Bela Vista.

Cerca de 74% dos atendimentos, que foram 180 no dia 18 de junho e 173 no dia 19, realizaram-se nos postos fixos (centro médico e posto de saúde).

As cefaleias, relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação, as feridas, decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto, e as lesões osteoarticulares foram as ocorrências diagnosticadas mais frequentes.

A equipa de coordenação clínica do Rock in Rio 2022 é constituída por profissionais de saúde do Hospital Lusíadas Lisboa: Sofia Lourenço, médica coordenadora da Unidade de Atendimento Urgente de adultos; Rui Dias, enfermeiro coordenador do Internamento Médico-Cirúrgico e Cirurgia de Ambulatório; e Bruno Matos, enfermeiro diretor. Um dos coordenadores da Lusíadas Saúde integra o Posto de Comando Tático do Rock in Rio.

Ao longo de todo o evento, o Hospital do Rock conta com a colaboração de cerca de 200 profissionais de saúde, em representação de todas as unidades Lusíadas, de norte a sul do país. Estes profissionais integram as 11 equipas distribuídas pelo Parque da Bela Vista e as infraestruturas de assistência fixas do dispositivo médico: um centro médico e um posto de saúde. Das 11 equipas no terreno, oito incluem suporte básico de vida e três acautelam suporte avançado de vida. Contam ainda com o apoio de quatro ambulâncias estrategicamente posicionadas para suportarem a ação das equipas no terreno.

“Estes primeiros dois dias de evento decorreram com tranquilidade, tendo as ocorrências sido na sua maioria de baixa complexidade. Aproveitamos para uma vez mais relembrar algumas dicas básicas de prevenção e preparação para o próximo fim de semana, tais como não descurar os cuidados de hidratação e de proteção solar, e utilização de calçado adequado”, afirma Sofia Lourenço, coordenadora do serviço médico do Rock in Rio 2022.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights