Antigo hospital de Viana do Castelo vai reabrir como Unidade de Cuidados Continuados

1 de Julho 2022

O antigo hospital de Viana do Castelo, desativado há mais de 38 anos e propriedade da Misericórdia, vai ser transformado em Unidade de Cuidados Continuados (UCC), num investimento de um grupo privado, revelou hoje o provedor da Santa Casa.

Em declarações à agência Lusa, Mário Guimarães adiantou que o contrato entre a instituição e Hospital Particular de Viana do Castelo – Grupo Saúde, foi celebrado em abril, por 25 anos, e prevê a instalação e equipamento de uma UCC no antigo hospital da cidade, situado na Praça da República, no centro histórico.

O antigo hospital foi construído em 1589 e foi desativado em 1984, quando entrou em funcionamento o hospital de Santa Luzia, no sopé do monte com o mesmo nome. Após aquela transferência, a Misericórdia realizou obras de requalificação do edifício situado junto aos Paços do Concelho.

O hospital de Santa Luzia começou a ser construído em 1976. Foi inaugurado em janeiro de 1984. É gerido pela Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), criada em 2009.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo acrescentou que “o grupo privado fica responsável pelo processo de licenciamento, instalação e apetrechamento da UCC, pagando uma renda mensal à Santa Casa, acordada entre as duas partes”, mas cujo valor não quis revelar.

Mário Guimarães referiu que “o contrato prevê um período de dois anos para a execução das obras, sendo que “o hospital particular já está com o processo em andamento”.

“Havia da parte da Santa Casa vontade em encontrar uma solução. Foram equacionadas algumas situações. Felizmente, com o apoio da Câmara de Viana do Castelo, [a solução] vem resolver a desocupação de um espaço situado numa zona tão bonita da cidade com a instalação de uma unidade que vai ao encontro da missão e valores da Santa Casa. A mesa administrativa da instituição viu com bons olhos esta parceria, até por contribuir para a sustentabilidade da Misericórdia”.

A Lusa contactou a administração do Hospital Particular de Viana do Castelo – Grupo Saúde para obter mais informação sobre o investimento, mas ainda sem sucesso.

Atualmente, o hospital particular tem uma unidade com sete pisos, três dos quais para internamento, com capacidade total de 48 camas, empregando 150 funcionários, integrados nos quadros, a que acrescem 150 colaboradores.

O hospital particular de Viana do Castelo, inaugurado em 2004, detém ainda uma unidade de saúde em Barcelos, no distrito de Braga, outra em Ponte de Lima com consultas, radiologia e serviço de fisioterapia, uma clínica de ambulatório em Valença, uma clínica de gastroenterologia em Viana do Castelo e um polo de fisioterapia em Vila Praia de Âncora, Caminha.

Na quarta-feira, a Câmara de Viana do Castelo decidiu, por unanimidade, isentar do pagamento do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT) a construção pelo mesmo grupo de um novo hotel sénior e hospital de ambulatório que vai criar 60 postos de trabalho.

A proposta refere que à isenção de IMT “corresponderá o valor estimado de 81.636,75 euros”, e justifica a sua atribuição “face à relevância do investimento e à criação de postos de trabalho”.

Na altura, contactado pela Lusa, o diretor adjunto operacional do Hospital Particular de Viana do Castelo – Grupo Saúde, Duarte Antunes, adiantou que “o investimento total ascende a 10 milhões de euros, valor que inclui o apetrechamento do hotel e da unidade de ambulatório”.

O responsável adiantou que, “inicialmente, vão ser criados 60 postos de trabalho, mas quando as duas infraestruturas entrarem em pleno funcionamento, a previsão é a de que aquele número atinja os 120, entre postos de trabalho diretos e indiretos”.

Duarte Antunes acrescentou que as obras deverão começar no primeiro trimestre de 2023, estimando a abertura do hotel sénior e da unidade de ambulatório para finais de 2024, início de 2025.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights