Engº Luís Rente Diretor Geral Innovair

O fenómeno das poeiras e as implicações na qualidade do ar que respiramos

07/04/2022

Já não é novidade que os fenómenos naturais, em concreto das poeiras, tendem a acontecer cada vez mais regularmente e o Homem é, talvez, o maior influenciador destes acontecimentos – o desmatamento e o aquecimento do planeta são as principais causas para que eventos como este se venham a tornar mais comuns ao longo dos próximos anos.

Os aerossóis de partículas são, por norma, originários de regiões semiáridas em consequência da erosão contínua do solo que é produzida pelos ventos. No entanto, o forte aquecimento das zonas desertas também tem a sua quota parte neste problema uma vez que, e durante o período noturno, produz turbulências térmicas verticais que podem atingir altitudes de cerca de 5km, seguidas por períodos subsequentes de estabilidade noturna. Neste sentido, faz-se a reutilização das grandes quantidades de aerossóis de partículas que são produzidas e até transportadas a longas distâncias por diversos mecanismos diferentes. Aposta-se que, cerca de 40% da massa aerossol emitida na troposfera é atribuída ao pó do deserto sendo, atualmente, considerada a segunda maior fonte de aerossóis naturais, após o sal marinho.

Quanto à qualidade do ar, ou melhor dizendo à falta dela, o impacto que estes fenómenos apresentam depende não só da intensidade como da quantidade de partículas inaláveis presentes na superfície, o que significa que quando o mecanismo de transporte das massas de ar está associado a circulações sem ocorrência de precipitação, a presença destas sobre uma região poderá ser a causa da fraca qualidade do ar que respiramos. Segundo o IPMA, por exemplo, “as poeiras estão normalmente acima da superfície”, porém concentrações mais densas poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, provocando “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”.  Posto isto, e uma vez que o ar interior deriva, essencialmente, do ar do meio ambiente é de esperar que estes eventos influenciem os níveis de partículas presentes no interior dos espaços. Passamos a maior parte do nosso tempo nas nossas casas, locais de trabalho ou zonas comerciais e de lazer, pelo que assegurar uma boa qualidade de ar nestes espaços é fulcral para a saúde e bem-estar de quem usufrui dos mesmos. É por isso necessário efetuar-se uma regular monitorização dos parâmetros que definem a boa qualidade do ar interior, ou seja, da concentração dos poluentes atmosféricos, por forma a definir condições adequadas de ventilação e renovação do ar interior e, assim garantir a existência de meios salubres para os seus ocupantes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights