Engº Luís Rente Diretor Geral Innovair

O fenómeno das poeiras e as implicações na qualidade do ar que respiramos

07/04/2022

Já não é novidade que os fenómenos naturais, em concreto das poeiras, tendem a acontecer cada vez mais regularmente e o Homem é, talvez, o maior influenciador destes acontecimentos – o desmatamento e o aquecimento do planeta são as principais causas para que eventos como este se venham a tornar mais comuns ao longo dos próximos anos.

Os aerossóis de partículas são, por norma, originários de regiões semiáridas em consequência da erosão contínua do solo que é produzida pelos ventos. No entanto, o forte aquecimento das zonas desertas também tem a sua quota parte neste problema uma vez que, e durante o período noturno, produz turbulências térmicas verticais que podem atingir altitudes de cerca de 5km, seguidas por períodos subsequentes de estabilidade noturna. Neste sentido, faz-se a reutilização das grandes quantidades de aerossóis de partículas que são produzidas e até transportadas a longas distâncias por diversos mecanismos diferentes. Aposta-se que, cerca de 40% da massa aerossol emitida na troposfera é atribuída ao pó do deserto sendo, atualmente, considerada a segunda maior fonte de aerossóis naturais, após o sal marinho.

Quanto à qualidade do ar, ou melhor dizendo à falta dela, o impacto que estes fenómenos apresentam depende não só da intensidade como da quantidade de partículas inaláveis presentes na superfície, o que significa que quando o mecanismo de transporte das massas de ar está associado a circulações sem ocorrência de precipitação, a presença destas sobre uma região poderá ser a causa da fraca qualidade do ar que respiramos. Segundo o IPMA, por exemplo, “as poeiras estão normalmente acima da superfície”, porém concentrações mais densas poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, provocando “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”.  Posto isto, e uma vez que o ar interior deriva, essencialmente, do ar do meio ambiente é de esperar que estes eventos influenciem os níveis de partículas presentes no interior dos espaços. Passamos a maior parte do nosso tempo nas nossas casas, locais de trabalho ou zonas comerciais e de lazer, pelo que assegurar uma boa qualidade de ar nestes espaços é fulcral para a saúde e bem-estar de quem usufrui dos mesmos. É por isso necessário efetuar-se uma regular monitorização dos parâmetros que definem a boa qualidade do ar interior, ou seja, da concentração dos poluentes atmosféricos, por forma a definir condições adequadas de ventilação e renovação do ar interior e, assim garantir a existência de meios salubres para os seus ocupantes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Conselho de Ética recomenda criopreservação de embriões sobrantes

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomenda, num parecer hoje divulgado, a criopreservação (congelação) de embriões sobrantes, “sem projeto parental”, mas defende a “máxima redução” da criação destes embriões com as tecnologias reprodutivas.

Alterações climáticas podem matar até 14,5 milhões até 2050

As consequências das alterações climáticas como inundações, secas e ondas de calor podem causar até 14,5 milhões de mortes até 2050, indica um relatório divulgado esta quinta feira nas vésperas do Dia Nacional da Conservação da Natureza, assinalado no domingo.

Mais de 20 mortos em 24 horas devido a onda de calor em Marrocos

Vinte e uma pessoas morreram em 24 horas numa cidade do centro do Marrocos, devido a uma nova onda de calor que atingiu o país, que atravessa o seu sexto ano consecutivo de seca, declarou esta quinta feira o Ministério da Saúde marroquino.

Estudo revela que idosos sofrem sobretudo violência psicológica e financeira

Um estudo académico sobre violência contra idosos, feito no período pré-pandemia de Covid-19, com residentes domiciliares no município de Coimbra, demonstra que esta população é, sobretudo, vítima de violência psicológica e financeira, sendo os agressores maioritariamente familiares.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights