PAN/Açores questiona Governo sobre funcionamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida

13 de Julho 2022

O PAN/Açores solicitou esta quarta-feira esclarecimentos ao Governo Regional sobre o funcionamento do Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) na região, alegando que "importa saber se os veículos de emergência pré-hospitalar falharam na resposta a alguma solicitação".

O pedido do PAN foi formulado através de um requerimento entregue “diretamente ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros e à Secretaria Regional da Saúde e Desporto”, com o objetivo de “questionar o estado de funcionamento do SIV (Serviço de Suporte Imediato de Vida) na região”, informa o partido.

Numa nota de imprensa, o partido destaca que o serviço prestado pelas equipas do sistema de transporte terrestre de emergência médica “é fundamental no socorro às vítimas em emergência pré-hospitalar e na prestação de cuidados de emergência médica”.

“O PAN/Açores vem solicitar os devidos esclarecimentos sobre as lacunas existentes na composição das atuais equipas que integram este serviço”, justifica o partido.

Para o PAN/Açores “importa, sobretudo, saber se os veículos de emergência pré-hospitalar falharam na resposta a alguma solicitação a doentes/sinistrados e apelos da Linha de Emergência Médica por falta de elementos” da equipa de tripulantes escalonados para cada serviço em todas as ilhas onde atuam”.

O partido considera ainda “fundamental” saber se o SIV tem tripulantes “formados, de acordo com os protocolos instituídos pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores” para dar resposta a emergências pré-hospitalares, e se o número de tripulantes “é suficiente para assegurar as saídas requeridas durante as 24 horas continuadas”.

No requerimento, o deputado único do PAN nos Açores, Pedro Neves, também questionou o executivo relativamente à quantidade de veículos de emergência pré-hospitalar existentes para “assegurar uma resposta atempada aos pedidos de socorro”.

Para Pedro Neves, citado na nota de imprensa, “é crucial que, para assegurar os cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar e em pronto-socorro, o SIV esteja munido de uma equipa completa e capacitada, capaz de prestar o apoio emergencial necessário e solicitado pelas comunidades”.

“Exige-se, também, ao Governo Regional uma postura pronta e diligente, de modo a ultrapassar lacunas existentes nestes cuidados emergenciais de saúde, tendo em linha de conta o enquadramento disperso e arquipelágico em que vivemos”, acrescenta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights