Temido admite problemas no SNS mas diz que novo estatuto pode ser um passo importante

14 de Julho 2022

A ministra da Saúde afirmou esta quinta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem problemas a nível da organização, autonomia e motivação dos profissionais de saúde. 

No âmbito de uma sessão promovida pela Plataforma Reforçar o SNS, subordinada ao tema “Mitos que alimentam o ataque ao SNS. A verdade e a solução”, Marta Temido admitiu que o SNS é uma “máquina complexa” que enfrenta atualmente alguns desafios.

Apesar de considerar que existem fragilidades dentro do SNS, a ministra disse estar confiante de que o novo estatuto poderá representar um passo importante para responder às necessidades dos utentes e dos seus profissionais.

“Neste momento estamos empenhados em fazer com que o novo estatuto do serviço nacional de saúde possa dar passos no sentido de responder a estas três necessidades. Se os passos vão na direção correta ou não, e se são efetivos ou não, só o tempo o dirá “, frisa a ministra.

Na sua intervenção, a governante garante o objetivo com o novo estatuto consiste em premiar o desempenho dos profissionais.

A autonomia das unidades de saúde e a motivação dos profissionais de saúde foram, ainda, apontados como pilares fundamentais para o Ministério da Saúde.

O novo estatuto foi aprovado no passado dia sete de julho.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights