No âmbito de uma sessão promovida pela Plataforma Reforçar o SNS, subordinada ao tema “Mitos que alimentam o ataque ao SNS. A verdade e a solução”, Marta Temido admitiu que o SNS é uma “máquina complexa” que enfrenta atualmente alguns desafios.
Apesar de considerar que existem fragilidades dentro do SNS, a ministra disse estar confiante de que o novo estatuto poderá representar um passo importante para responder às necessidades dos utentes e dos seus profissionais.
“Neste momento estamos empenhados em fazer com que o novo estatuto do serviço nacional de saúde possa dar passos no sentido de responder a estas três necessidades. Se os passos vão na direção correta ou não, e se são efetivos ou não, só o tempo o dirá “, frisa a ministra.
Na sua intervenção, a governante garante o objetivo com o novo estatuto consiste em premiar o desempenho dos profissionais.
A autonomia das unidades de saúde e a motivação dos profissionais de saúde foram, ainda, apontados como pilares fundamentais para o Ministério da Saúde.
O novo estatuto foi aprovado no passado dia sete de julho.
HN/VC
0 Comments