Profissionais e académicos discutiram o futuro do setor da saúde

18 de Julho 2022

A transformação digital na área da saúde, os desafios em nutrição e as novas abordagens na prática clínica de medicina dentária foram as grandes temáticas abordadas na primeira edição das jornadas Shaping the Future of Health, entre 29 de junho e 1 de julho.

Nesta iniciativa da Universidade Europeia, cujo objetivo central era discutir o futuro do setor em Portugal, foram partilhadas perspetivas de docentes e profissionais das ciências da saúde.

A transformação digital na área da saúde foi o tema do primeiro dia, com uma primeira sessão dedicada às “Oportunidades na Transição Digital da Saúde”, que, com a participação de Hugo Marques (head of sales and operations@digital & automation da Siemens Healthineers) e João Correia Louro (fundador e CEO da Newbridge Digital) e a moderação de José Mendes Ribeiro (coordenador do curso de especialização Digital Health da Universidade Europeia), permitiu compreender de que forma a digitalização da saúde permite juntar novas competências e ferramentas, como a análise de dados, a inteligência artificial e a IoT, para otimizar o desempenho de dois segmentos essenciais da atividade do setor: a prática clínica e a eficiência da gestão.

A segunda sessão, “Valor em Saúde”, concluiu que as propostas de valor envolvem todos os stakeholders da saúde – financiadores, prestadores e fornecedores –, criando compromissos de todas as partes, de forma a garantir a melhoria da saúde dos cidadãos. Estas propostas na saúde deverão, por isso, ser centradas nos cidadãos, sãos e doentes, cobrindo ações de prevenção, literacia, cuidados e gestão da saúde, de acordo com Francisco Rocha Gonçalves (head of market access and public affairs na Sanofi) e Luís Drummond (board member Lusíadas Saúde), numa conversa conduzida por Luís Lopes Pereira (coordenador do curso de especialização Valor em Saúde da Universidade Europeia).

O segundo dia foi dedicado às “Atualizações e Desafios em Nutrição”, uma sessão conduzida por Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas e coordenadora da área de nutrição da Universidade Europeia, com a participação de Graça Ferro (diretora do serviço de nutrição da Unidade Local de Saúde do Alto Minho) e de Luján Soler (professora de nutrição da Universidad Europea de Madrid e presidente do Colégio Profissional de Dietistas-Nutricionistas da Comunidade de Madrid), onde foi destacado o papel fundamental desta área na saúde. Debateu-se a forma como os alimentos estão intimamente relacionados com o risco de maior ou menor gravidade na doença e a emergência das redes sociais como principais meios de consumo de informação das camadas mais jovens.

O último dia permitiu analisar as novas abordagens na prática clínica de medicina dentária. Nesta sessão, conduzida por Paulo Maia (coordenador da área de Medicina Dentária da Universidade Europeia), discutiu-se como a cirurgia oral tem apresentado uma evolução nas técnicas e conceitos ao nível da regeneração óssea. Este dia contou com a presença de Alvaro Farnós Visedo (médico dentista graduado em implantologia pela Universidade de Lomalinda, Los Angeles), Helena Costa (professora e médica dentista, doutorada pela Universidade Internacional da Catalunha) e José Silva Marques (médico dentista, doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e especialista em cirurgia oral pela Ordem dos Médicos Dentistas).

“A forte adesão que temos vindo a notar neste tipo de iniciativas reforça a importância do trabalho que temos desenvolvido e ao qual é necessário dar continuidade. É neste sentido que a Universidade Europeia tem apostado em formação, investigação e em infraestruturas que nos irão permitir o desenvolvimento de um projeto de qualidade na área das Ciências da Saúde em Portugal”, comentou Lourdes Martin, diretora executiva da área de Ciências da Saúde da Universidade Europeia.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights