A iniciativa desenvolvida pela APEF tem como principal objetivo alertar a população para a importância de diagnóstico precoce das Hepatites, como forma de tratamento eficaz desta doença.
José Presa, presidente da associação, refere em comunicado que quando mais cedo for feito o diagnóstico deste tipo de doenças, “melhores as chances de viver uma vida longa e saudável.”
“O não tratamento da hepatite B e C implicará a evolução para Cirrose Hepática, e nalguns casos, o desenvolvimento de doenças mais graves, tais como o Cancro do Fígado”, acrescenta.
O responsável salienta ainda que a taxa de cura para a Hepatite C situa-se em 97%, defendendo por isso o diagnóstico precoce e atempado. Quando não tratadas, as hepatites podem evoluir para doença hepática grave, sendo uma das principais causas de cancro do fígado e uma das mais importantes causas de cirrose (25 por cento dos casos).
A Hepatite é uma doença evitável, tratável e, no caso da Hepatite C, é curável. As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments