A partir da próxima quinta-feira (28 de julho), Dia da Sobrecarga da Terra, a humanidade começa a viver com défice ecológico até ao fim do ano, o que significa que, nesta data, já teremos utilizado todos os recursos biológicos que a Terra regenera ao longo de um ano, relembrou a Bayer.
Porque “combater esta crise global requer a intensificação dos esforços por parte de todos”, a empresa “está focada em contribuir significativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e em ter um papel ativo na contenção do efeito cascata”, de acordo com o comunicado de imprensa.
“Sabemos que as alterações climáticas causaram o desenvolvimento de problemas de saúde, como doenças cardíacas e doenças respiratórias, e que as pessoas que fazem parte de comunidades desfavorecidas são as mais vulneráveis. Na Bayer estamos a trabalhar para ajudar a proteger o ambiente hoje, o que será fundamental para contribuir para a criação de uma sociedade mais saudável amanhã”, diz Marco Dietrich, Managing Director & Pharma Country Division Head da Bayer Portugal.
A Bayer recorda ainda que as alterações climáticas estão também a ter impacto nos cancros da pele e do pulmão, devido ao aumento da radicação UV e à poluição atmosférica. “Outro aspeto que não pode ser ignorado é o acesso aos cuidados oncológicos que hoje em dia já é limitado e que poderá agravar com condições climáticas extremas”, acrescenta.
Com a ambição de ajudar a combater as desigualdades no acesso a cuidados na área da oncologia, em parceria com outras organizações, a Bayer criou a iniciativa “Oferecer melhores cuidados no cancro”, que permite chegar a mais de 300 milhões de doentes no mundo.
Marco Dietrich reforça: “como uma empresa baseada na ciência, a Bayer está a pensar no ambiente como um determinante social da saúde. Como parte deste compromisso, aderimos a várias iniciativas e estamos a desempenhar o nosso papel na limitação do aquecimento global a 1,5ºC, para reduzir as nossas emissões em 42% até 2029. Além disso, temos como objetivo alcançar zero emissões líquidas, incluindo toda a nossa cadeia de valor até 2050 ou mais cedo, e ainda ambicionamos expandir o acesso a soluções de saúde diárias para 100 milhões de consumidores menos favorecidos até 2030.”
No comunicado, a Bayer diz também que, em Portugal, “tem procurado alinhar a sua responsabilidade social e ação, não só de acordo com as diretrizes do Grupo, mas também ao focar-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de combate à fome (ODS 2) e acesso a cuidados de saúde (ODS 3) e na comunidade local”. Para tal, foi construído um plano de ação que tem vindo a ser implementado desde o início de 2019.
PR/HN/RA
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