OMS doou testes de despistagem de dengue e máscaras e gel a São Tomé e Príncipe

5 de Agosto 2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS) doou na quinta-feira 25 mil testes de despistagem de dengue e seis mil máscaras de proteção às autoridades sanitárias e eleitorais de São Tomé Príncipe.

A entrega foi feita pela representante interina da agência da ONU, Françoise Bigirmana, que na ocasião disse já terem sido referenciados 919 casos de dengue e registados dois mortos no país.

“O país mostra alguma vulnerabilidade à covid-19 e tem uma das taxas de incidência mais elevadas de África, com 2.778 casos por 100 mil habitantes. Em relação à dengue, já registamos 919 casos e dois óbitos e receamos um aumento com as próximas chuvas”, disse Françoise Bigirmana.

A representante da OMS disse querer aproveitar a cerimónia de entrega do material, que inclui mil garrafas de 500 mililitros, de gel, “para chamar a atenção” para a epidemia de dengue em São Tomé e Príncipe, que irrompeu em abril passado, “para insistir nos esforços de prevenção, deteção precoce e boa gestão dos testes de dengue”.

Quanto à Covid-19, Françoise Bigirmana adiantou que São Tomé e Príncipe já registou 6.115 casos e 75 óbitos, o mais recente dos quais na semana passada, e salientou que importa agora passar dos atuais 46% de cobertura vacinal da população são-tomense para os 70% fixados pelo Governo.

As máscaras e o gel, que se destinam à Comissão Nacional Eleitoral, foram doados para proteger a população durante a votação para as eleições autárquicas, regionais e legislativas que está marcada para setembro.

A ministra da Saúde são-tomense, Filomena Monteiro, agradeceu a doação do material sanitário e reconheceu a “dificuldade” que o país tem para encomendar testes.

Filomena Monteiro apelou à população para continuar a usar máscara sempre que necessário.

“Há muitas pessoas que não usam máscara e o Governo restringiu algumas medidas, mas independentemente de ser opção, tenhamos consciência e saber como prevenir a doença, porque ela ainda existe, ela ainda tem estado a causar óbitos. Portanto, desde já voltamos a apelar à população para cada são-tomense se proteger”, frisou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights