Estudante doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto ganha Bolsa de Neurorradiologia Pediátrica

6 de Agosto 2022

Ana Filipa Geraldo, estudante do Programa Doutoral em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no ramo clínico, ganhou uma Bolsa de Neurorradiologia Pediátrica da Sociedade Ibero-Latino-Americana de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SILAN).

A distinção inclui a possibilidade de estagiar durante dois meses no Hospital Pediátrico Garrahan de Buenos Aires, na Argentina, na área da Neurorradiologia Pediátrica. O estágio terá como orientador o professor Carlos Rugilo.

A doutoranda da FMUP reagiu com “grande satisfação ao anúncio da entrega deste prémio, em particular pela oportunidade de poder acompanhar o trabalho clínico, participar nas reuniões formativas e efectuar investigação clínica num hospital de referência na América do Sul nesta área”.

A Neurorradiologia é uma especialidade da Medicina que recorre a uma série de técnicas de imagem para o diagnóstico, vigilância e tratamento minimamente invasivo de patologias do Sistema Nervoso Central. Na Neurorradiologia Pediátrica, o foco está inteiramente dirigido às crianças ou ao feto, com todas as particularidades inerentes a estes grupos.

Ana Filipa Geraldo, que é também, atualmente, neurorradiologista  e coordenadora da Unidade de Neurorradiologia Diagnóstica no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), já havia recebido, em 2019, um prémio de 25 mil euros da Sociedade Europeia de Neurorradiologia pelo seu trabalho de investigação na área da Neurorradiologia Pediátrica, mais concretamente pelo projeto sobre “mTORopatias”.

FMUP

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights