Incubada na FMUP amealha quase cinco milhões para combater doenças graves

17 de Agosto 2022

A iLoF – Intelligent on Fiber, uma spin-off da Universidade do Porto nascida no INESC TEC e atualmente incubada na Faculdade de Medicina (FMUP), angariou uma ronda de financiamento no valor de cinco milhões de dólares (cerca de 4,9 milhões de euros) que vai permitir acelerar o recrutamento de pacientes e o desenvolvimento de terapias dirigidas.

Com este novo financiamento, a empresa pretende acelerar os compromissos que mantém com algumas das principais empresas globais no espaço farmacêutico, biotecnológico e clínico, tendo como objetivo “o rápido desenvolvimento de terapias eficazes para milhões de pacientes em todo o mundo.”

Até ao próximo ano, a iLof prevê, igualmente, duplicar o número de elementos da sua equipa, avançando para a contratação de especialistas nas áreas da física, ciência de dados, biologia e gestão de produto.

Neste momento, a plataforma inteligente da empresa está a angariar dados para construir uma biblioteca de perfis biológicos na tentativa de encontrar uma “nova forma de desenvolver tratamentos personalizados e identificar perfis biológicos que possam salvar vidas”.

De acordo com Luís Valente, cofundador e diretor executivo da iLoF, a visão a longo prazo passa pelo crescimento da biblioteca digital de biomarcadores para a “colocar ao serviço dos pacientes, através de uma plataforma inovadora de triagem de doenças”.

O mesmo responsável destaca, inclusivamente, que “para muitas doenças graves, como o Alzheimer, vários fatores podem contribuir para a eficácia de um tratamento em um determinado paciente”.

Liderada pela portuguesa Faber, esta ronda de financiamento contou com a participação dos fundos norte-americanos M12, do fundo de capital de risco da Microsoft e Quiet Capital, dos fundos europeus Lunar Ventures, Alter Venture Partners, re.Mind Capital e Fluxunit, e do fundo de capital de risco da ams OSRAM.

Considerada pela norte-americana CB Insights como uma das 150 startups mais promissoras a nível mundial na área da saúde digital, a iLOF é pioneira no desenvolvimento de uma plataforma de Inteligência Artificial capaz de acelerar a descoberta e desenvolvimento de medicamentos personalizados.

Até ao momento, esta spin-off da U.Porto já arrecadou cerca de 7,9 milhões de euros em financiamento. Neste valor incluem-se os 2 milhões de euros obtidos no final de 2019, no âmbito de um programa de aceleração do EIT Health – o maior consórcio da área da saúde no Mundo – para projetos disruptivos na área da saúde.

FMUP

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights