Macroalga da costa de Peniche permite retardar envelhecimento da pele

17 de Agosto 2022

Uma macroalga existente na costa de Peniche permite retardar o envelhecimento da pele, concluiu um estudo do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que já viu aprovada a patente para o uso desta espécie em produtos dermatológicos.

A investigação levada a cabo por uma equipa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, um polo do Instituto do Politécnico de Leiria (IPL), concluiu que “extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga pertencente ao género Fucus, recolhida na costa de Peniche, apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase”, divulgou hoje o IPL.

Sendo estas duas enzimas “responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo”, os resultados da investigação demonstram assim “o elevado potencial destes componentes para serem incorporados em formulações dermatológicas”, refere um comunicado do IPL.

O estudo iniciou-se com a recolha da macroalga na costa de Peniche, no distrito de Leiria, seguindo-se um processo de preparação da mesma (lavagem, congelação, liofilização, trituração) nos laboratórios do MARE – Politécnico de Leiria.

Os componentes bioativos presentes na alga foram posteriormente “extraídos com diferentes solventes permitidos na indústria cosmética, de acordo com os referenciais normativos nacionais e europeus em vigor”, explicam os investigadores.

O processo de extração utilizado permitiu a separação de diferentes classes de compostos, dando origem aos respetivos extratos enriquecidos, que se demonstrou terem efeito inibidor sobre as enzimas, retardando o envelhecimento da pele.

A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, conclui o comunicado do IPL.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights