Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e doou pela primeira vez ao continente

31 de Agosto 2022

A Madeira é autossuficiente em reservas de sangue e este ano, pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde fez doações ao território nacional, anunciou esta terça-feira o governo madeirense.

“A Região Autónoma da Madeira é autossuficiente em matéria de reservas de sangue. Os números baixaram durante a pandemia, mas, entretanto, voltaram a estabilizar”, lê-se na informação disponibilizada pelo gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

Segundo a nota, a região tem atualmente cerca de três mil dadores benévolos de sangue que garantem perto de seis mil dádivas por ano.

Os dados foram avançados no âmbito de uma reunião realizada ontem entre o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, com a Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira (ADSRAM).

O Governo Regional também destaca que “este ano, e pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde doou sangue ao continente (território nacional), tendo sido possível facultar 125 unidades de sangue ao Instituto Português do Sangue”.

Ainda sobre o encontro de ontem, o executivo adianta que os elementos da ADSRAM “deram a conhecer as atividades que estão a ser desenvolvidas no âmbito da promoção da dádiva de sangue e de estilos de vida saudáveis”.

Esta associação desenvolve a sua atividade em colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Serviço de Saúde da Madeira, no sentido incentivar a doação de sangue para fins terapêuticos, realça o comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This