Radioncologia na Terceira realizou dois mil tratamentos desde que abriu em 2021

5 de Setembro 2022

O Serviço de Radioncologia no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira, nos Açores, que abriu há um ano, já realizou cerca de dois mil tratamentos, apoiando 150 doentes, revelou hoje o secretário regional da Saúde.

Clélio Meneses visitou esta segunda Unidade nos Açores, a outra está a funcionar na ilha de São Miguel, assinalando um ano de atividade deste serviço de saúde na Terceira.

O secretário regional da Saúde e Desporto destacou a importância do Serviço de Radioncologia no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira na perspetiva de contribuir para o sucesso do próprio tratamento e permitir que grande parte dos doentes possam manter a sua atividade laboral.

“Este serviço abriu para benefício das pessoas. Houve determinação política e uma relação de confiança com a entidade concessionária do Serviço [Joaquim Chaves Oncologia] que permitiu a sua abertura”, sustentou o secretário regional da Saúde e Desporto, citado numa nota divulgada pelo executivo açoriano.

Clélio Meneses adiantou que a maioria dos doentes do Serviço, cerca de 90, são da Terceira e os restantes de outras ilhas dos Açores, realçando as mais valias da complementaridade entre a resposta que é possível dar na região.

Em declarações aos jornalistas, o titular da pasta da Saúde lembrou que a inexistência daquele serviço na Terceira implicaria a deslocação de doentes.

“Se não houvesse este serviço aqui, teria de ser realizado noutro lugar que implicaria deslocações de avião. A doença já tem o seu impacto negativo, por isso, manter as pessoas no seu meio familiar, social e laboral permite diminuir os constrangimentos causados”, acrescentou.

Clélio Meneses referiu ainda que “o serviço na Terceira está aberto a todos os doentes da região de forma complementar ao serviço que existe em São Miguel”.

O objetivo é dar uma resposta de proximidade, com altos índices de performance clínicos e, por isso, temos todas as condições para atenuar o problema que é a doença”, vincou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Auditorias da IGAS apontam fragilidades no combate à corrupção no SNS

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou 14 auditorias a entidades do SNS desde 2023, que identificaram áreas críticas que exigem reforço nos mecanismos de controlo interno e prevenção da corrupção nas entidades auditadas, revela um relatório hoje divulgado

Programa Proinfância apoia mais de 1.200 crianças vulneráveis em Portugal

Desde o seu lançamento em Portugal, em 2021, o Programa Proinfância da Fundação ”la Caixa” tem acompanhado mais de 1.200 crianças e adolescentes, assim como mais de 800 famílias em situação de vulnerabilidade económica e risco de exclusão social em todo o território nacional. 

Pfizer Portugal entre as melhores empresas para trabalhar em 2025

A Pfizer Portugal foi distinguida com a certificação Great Place to Work® 2025, um reconhecimento que reflete o compromisso contínuo da empresa na criação de um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e centrado no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights