Refletir sobre a saúde mental em oncologia

6 de Setembro 2022

O 2.º Encontro de Enfermagem de Saúde Mental realiza-se a 14 de outubro no IPO Lisboa. Profissionais debatem saúde mental de doentes e cuidadores.

Nos últimos anos, revelam os dados internacionais, verifica-se um “agravamento da saúde mental no doente oncológico e cuidadores”. Por isso, é cada vez mais necessária a tomada de “medidas integradas e cuidados diferenciados” para esta população.

Mais e novas “estratégias de regulação emocional, novos modelos de gestão, e formas de intervenção mais direcionadas para a compreensão, comunicação e criação de uma relação empática” são as propostas que vão estar em debate no 2.º Encontro de Enfermagem de Saúde Mental. A conferência ocorre a 14 de outubro no anfiteatro do IPO Lisboa, na mesma semana em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).

O encontro é organizado pelo Grupo de Enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiatria, do Instituto, e pela Unidade de Investigação em Enfermagem do Centro de Investigação do IPO Lisboa.

Com o tema “Mais saúde mental em oncologia”, a conferência está organizada em três painéis: “Emoções: respostas e desafios”; “Mais saúde mental: desafios nas organizações de saúde”; e “Arte e criatividade como forma de terapia”. Ocorrerão ainda dois momentos artísticos. Entre os oradores encontram-se profissionais de diversos serviços do IPO Lisboa, e de outras instituições, bem como investigadores desta área.

A iniciativa realiza-se apenas com assistência presencial e tem inscrição obrigatória, limitada à capacidade do anfiteatro. Será disponibilizado o respetivo certificado de participação. Para os profissionais do IPO Lisboa a inscrição é gratuita (apenas têm de juntar cópia digital do cartão de funcionário à inscrição), para os restantes tem o valor de 5 euros.

IPO Lisboa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This