Risco de demência pode ser reduzido e ‘O Clube do Cérebro’ quer ajudar a fazê-lo

12 de Setembro 2022

Por saber que 40% das demências podem ser prevenidas ou atrasadas intervindo em fatores de risco, a Alzheimer Portugal apresenta-os no espaço interativo 'Ativamente - O Clube do Cérebro', no CascaiShopping.

Sabe-se hoje que é possível prevenir cerca de 40% das demências, ou pelo menos atrasá-las, ao adotarem-se estratégias adequadas a cada fator de risco modificável ao longo da vida. É para informar os portugueses sobre esses fatores de risco que a Alzheimer Portugal, com o apoio da Roche, lança ‘Ativamente – O Clube do Cérebro’, um espaço interativo no CascaiShopping, em Cascais, onde os visitantes podem aprender a reduzir o risco de desenvolver demência. Uma iniciativa incluída na campanha que, entre os dias 16 e 21 de setembro, vai assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer.

Se pensarmos que as demências são atualmente a 7.ª causa de morte e uma das principais causas de incapacidade e dependência das pessoas com mais idade em todo o mundo – estima-se, no nosso país, que existam cerca de 200.000 pessoas com demência, número que a Alzheimer Europe estima poder vir a aumentar, em 2050, para 350.000 –, “percebemos que é preciso agir”, alerta, em comunicado, a associação.

É isso que se pretende com ‘Ativamente – O Clube do Cérebro’, um espaço dividido em cinco áreas diferentes – cognitivamente, fisicamente, socialmente, nutricionalmente e musicalmente – que correspondem a um leque de estratégias que podem ser implementadas por cada um de nós para reduzir o risco de demência.

O visitante é convidado a conhecer os fatores de risco e a aprender o que pode fazer para prevenir a demência, de uma forma lúdica e interativa, experimentando atividades relacionadas com os diferentes temas. “Porque ainda persiste muito desconhecimento em relação às demências, nomeadamente no que diz respeito aos fatores de risco e às estratégias de prevenção, importa aumentar a literacia em saúde dos portugueses sobre este tema”, afirma Catarina Alvarez, psicóloga clínica e responsável pelas relações institucionais da Alzheimer Portugal.

“A mensagem principal consiste em cuidar da saúde do nosso cérebro. Para o efeito, devemos adotar vários comportamentos, nomeadamente um estilo de vida saudável que contemple uma alimentação equilibrada e a realização de atividade física adequada, assim como apostarmos na estimulação intelectual e social ao longo da vida”, acrescenta.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

Presidente do INEM diz ter condições para continuar no cargo

O presidente do INEM afirmou hoje que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto “até ao último dia”.

MAIS LIDAS

Share This