Exercício e dieta ajudam a melhorar sintomas físicos e psicológicos da síndrome do intestino irritável

15 de Setembro 2022

O exercício físico e a alimentação saudável podem ter uma influência muito positiva nos sintomas da síndrome do intestino irritável (SII), um distúrbio gastrointestinal que atinge mais de um milhão de portugueses.

Meditação, yoga, pilates e dança são atividades recomendadas pelo Movimento Intestino Feliz, dinamizado por profissionais de saúde, a quem sofre desta doença ainda pouco conhecida e que afeta mais mulheres do que homens. Os sintomas de SII podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são a dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia.

A alimentação é uma das formas mais comuns e simples de gerir alguns dos sintomas de SII, apesar de não estar comprovada a eficácia de todas as dietas e de não haver duas pessoas iguais. Ajustar o consumo de fibras, com a ajuda de um nutricionista, pode ser o primeiro passo para aliviar os sintomas. Limitar o consumo de fruta a três porções por dia, evitar açúcares ou adoçantes e fazer refeições regulares são alguns conselhos que também pode seguir.

Outro conselho importante dos especialistas do Movimento Intestino Feliz é respirar fundo, usando o nariz e a barriga. Daí que atividades como a meditação e o yoga sejam fortemente recomendadas para o alívio dos sintomas físicos e psicológicos. Respirar fundo ajuda a reduzir a ansiedade e o stress e a oxigenar bem os órgãos; respirar pela boca pode aumentar o ar que vai parar ao estômago, o que pode levar a inchaço.

Adotar uma postura correta é outra dica importante para enfrentar a SII, porque posturas incorretas podem causar maior pressão sobre a zona abdominal. O yoga e o pilates, por exemplo, têm exercícios que ajudam a melhorar a postura, para além de ajudarem na gestão do stress e da ansiedade. Além disso, deve dormir bem para ter mais energia, reduzir o stress e melhorar o metabolismo. Se fuma, saiba que o tabaco propicia o refluxo e a azia, alterando a sensibilidade do intestino.

Para desmistificar mitos e tabus sobre este distúrbio e mostrar que é possível ter qualidade de vida com esta doença, o Movimento Intestino Feliz vai estar no dia 22 de setembro, a partir das 10 horas, no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, com a campanha “Uma manhã feliz”.

Para este dia, o último do verão, o Movimento convidou a professora de Yoga Sara HU e as nutricionistas Isabel Pedroso Silva, Ana Pinto, Susana Barros e Inês Simas. A health coach Oksana Zagoruy vai oferecer um brunch saudável a quem se juntar a “Uma manhã feliz”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This