Carla Araújo Médica especialista em Medicina Interna – Candidata a Presidente da Secção Sul da Ordem dos Médicos

É essencial ouvir os médicos

09/22/2022

“Hoje tive a oportunidade de visitar o Hospital Amadora Sintra e ainda o Hospital Lusíadas de Lisboa. É essencial ouvir os médicos e conhecer as diversas realidades e formas de trabalho.

Acredito que o Sistema de Saúde Português tem que ser visto como um todo, sem barreiras ideológicas entre o sector público e o sector privado. Os médicos devem ter condições para tratar os seus doentes em segurança. A Ordem dos Médicos é o garante da prestação de cuidados de qualidade.

As próximas eleições são muito importantes face ao momento actual. É essencial encontrar pontos de convergência e de diálogo, que permitam construir um futuro melhor.

Existe uma enorme vontade de mudança. Temos nas mãos a oportunidade de reestruturar o Sistema. Todos os contributos são importantes. Os jovens médicos merecem manter uma formação de qualidade. Tem que haver espaço para a investigação e para novos projetos.

É o momento de lutar por uma medicina moderna, inovadora. Uma medicina de proximidade, que coloque o doente no centro de todas as decisões.

Não abdicaremos de trabalhar em equipa, com entrega e dedicação, integrando toda a aprendizagem de 2 anos de pandemia. Temos que replicar modelos de gestão eficazes.   Os problemas estão identificados. É hora de implementar as medidas necessárias para optimizar o Sistema de Saúde como um todo, valorizando a Medicina Preventiva e dando resposta a todos os doentes crónicos e com comorbilidades.

A lista “Despertar à Mudança” está determinada em trazer ganhos e melhorias para a Ordem dos Médicos.

21/09/2022

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights