Centro de Apoio e Intervenção em Crise do INEM recebe Prémio Nacional de Psicologia

29 de Setembro 2022

O Centro de Apoio e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi distinguido com o Prémio Nacional de Psicologia 2022. Um Prémio atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que reconhece a crescente valorização da intervenção psicológica no contexto de emergência e a importância do apoio aos cidadãos em situações de especial complexidade e crise.

“Este prémio é ainda uma forma de reconhecimento do esforço de integração que o INEM tem feito com outros serviços do SNS, como as urgências hospitalares e o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24”, afirmou Renata Benavente, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos na entrega do Prémio, ao anunciar o vencedor, numa cerimónia realizada no Auditório do Teatro Aveirense, que contou com a presença do Ministro da Educação João Costa e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro José Ribau Esteves.

Carlos Pereira, presidente do Conselho Diretivo do INEM, sublinhou o papel que os psicólogos têm no INEM, que se acentuou no contexto de pandemia. “Foram vividos momentos muito difíceis, também internamente. E os psicólogos garantiram que se dava essa resposta aos restantes profissionais”, destacou, agradecendo o apoio a Sónia Cunha, Responsável pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica

O Prémio Nacional de Psicologia, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem por objetivo distinguir uma instituição cujo contributo para a afirmação da psicologia na sociedade seja especialmente meritório de reconhecimento público.

Este ano o prémio foi entregue no primeiro dia do 5.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que se realiza entre 28 e 30 de setembro em Aveiro, pela mão do Bastonário Francisco Miranda Rodrigues.

PR/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights