Cerca de 48 concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio

9 de Outubro 2022

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Faro estão hoje com risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio cerca de 80 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro, nebulosidade que se estenderá gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.

Há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada no interior durante a tarde e períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro a partir do fim da tarde.

O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante leste, por vezes moderado nas terras altas, rodando para o quadrante
oeste a partir da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, em especial a norte do Cabo da Roca e uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 18º em Braga e os 29º em Évora.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights