China reforça censura após morte de adolescente em centro de quarentena

22 de Outubro 2022

Os censores chineses excluíram esta sexta-feira qualquer referência à morte de uma adolescente num centro de quarentena, num período de crescente descontentamento popular com as medidas altamente restritivas de prevenção epidémica, no âmbito da política ‘zero covid’.

O país asiático mantém uma estratégia de tolerância zero ao novo coronavírus, que inclui o bloqueio de bairros ou cidades inteiras e o isolamento de todos os casos positivo e contactos diretos em instalações designadas pelas autoridades.

Esta semana, mensagens difundidas nas redes sociais evocaram a morte de uma adolescente de 14 anos, privada de cuidados de saúde, enquanto cumpria quarentena em Ruzhou, no centro da China.

Vídeos no Douyin, o nome da plataforma de vídeo TikTok na China, mostram uma adolescente deitada num beliche a ter um ataque de epilepsia, enquanto as pessoas ao lado dela gritavam por socorro.

O caso motivou críticas nas redes sociais do país, num momento politicamente sensível, quando se realiza o 20º Congresso do Partido Comunista Chinês, em Pequim.

A imprensa oficial permaneceu silenciosa e, para evitar qualquer fonte de instabilidade, os censores apagaram quase todos os vestígios do incidente da Internet chinesa, na tarde de hoje. O tema ‘#MiúdadeRuzhou’, que chegou a somar 255.000 visualizações, desapareceu completamente do Weibo, o equivalente ao Twitter na China.

“As lições de Xangai foram esquecidas”, questionou um internauta em referência ao bloqueio de dois meses da maior cidade da China, que ficou marcado pela escassez de alimentos e bens de primeira necessidade e falta de acesso a cuidados de saúde.

O incidente ocorreu um mês depois de 27 pessoas terem morrido na China, num acidente de trânsito, quando estavam a ser transportadas para um centro de quarentena, na província de Guizhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This