Investigadores da Fundação Champalimaud vencem Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

23 de Outubro 2022

A Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo foi atribuída ao projeto liderado por Cristina João da Fundação Champalimaud.

O projeto “Estudo do papel neuronal sobre a interação entre as células NK e o mieloma múltiplo (NeuriMM)”, liderado pela investigadora Cristina João venceu a 4.ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo.

O prémio, no valor de 20 mil euros, permitirá, durante um ano, desvendar, numa primeira fase, “a arquitetura e distribuição das fibras neuronais na medula óssea (MO) dos doentes com mieloma múltiplo (MM)” e, numa segunda fase, “determinar a proliferação de células MM e os resultados de sobrevivência após modulação de células com neurotransmissores e neuropeptídeos presentes no microambiente da MO, utilizando ensaios avançados in vitro”.

Cristina João sublinha que “estas abordagens trarão novos conhecimentos sobre como a inervação neuronal muda nos doentes com MM e como estes sinais controlam a progressão da doença, tanto direta como indiretamente através das células imunitárias, abrindo caminho para a conceção de novas estratégias terapêuticas para o MM”

Do mesmo modo, Maria Gomes da Silva, vice-presidente da SPH refere que “as evidências sugerem que as interações neurónio-MM e neurónio-NK controlam o desenvolvimento e a progressão do MM. No entanto, falta uma compreensão detalhada destes circuitos periféricos, o que dificulta o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Como tal, este estudo pode ser decisivo nessa compreensão e com futura aplicação no tratamento do MM.”

“Os resultados deste estudo poderão ser uma importante peça do puzzle que falta para compreender melhor o comportamento do MM. Aguardamos com todo o interesse os seus resultados, sabendo desde já que a equipa da Fundação Champalimaud irá trabalhar com todo o profissionalismo e paixão neste projeto de investigação”, sublinha Manuel Abecasis, presidente da APCL.

A Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo tem como objetivo promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte numa doença hemato-oncológica rara, sem cura até ao momento.

O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente com cerca de 539 novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas muito inespecíficos, que são desvalorizados ou confundidos com outras doenças mais comuns.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights