Presidente do Conselho de Opinião da RTP morre aos 75 anos

23 de Outubro 2022

O presidente do Conselho de Opinião da RTP, Manuel Coelho da Silva, faleceu este domingo de madrugada, aos 75 anos, disse fonte do órgão à Lusa.

Manuel Coelho da Silva tinha sido reeleito presidente do órgão em 12 de março do ano passado, depois de ter deixado o cargo para concorrer à presidência do Conselho de Administração da RTP.

Advogado, presidia ao Conselho de Opinião da RTP desde 2004, sendo que entre 2002 e 2004 foi presidente eleito do Conselho de Opinião da RDP, e era administrador da Fundação Jorge Álvares desde 2016.

Nascido em Soure, em 22 de janeiro de 1947, era casado e tinha duas filhas.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, tinha como formação complementar o curso de Comunicação Social, organizado pela Universidade dos Açores.

Entre os vários cargos que desempenhou ao longo da carreira está o de administrador da Tobis Portuguesa, entre 2003 e 2006, o de secretário-geral eleito da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), desde a sua fundação, em 1986, até 2002, e do administrador da BCP – Bento Pedroso Construções, empresa portuguesa do grupo brasileiro Odebrecht (1995-2000).

Entre 1990 e 1995 foi presidente do Instituto Nacional de Formação Turística (INFT), depois de ser sido secretário do Conselho Consultivo para o Sistema Nacional de Consultadoria Tecnológica (1986-1990).

Foi ainda chefe de gabinete do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (1987/1988), secretário do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) (1986/1987) e diretor dos Serviços de Edução e Cultura do Território de Macau (1983/1986).

Dirigiu ainda os serviços sociais da Universidade dos Açores, no início dos anos 80, e foi diretor do Emissor Regional da Guiné entre 1973 e 1974.

Em termos académicos, Manuel Coelho da Silva foi professor coordenador do Instituto Politécnico de Tomar (1999-2008), presidente da comissão instaladora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estorial (ESHTE), de que foi fundador, (1982-1985).

Defensor do serviço público de media, Manuel Coelho da Silva deixa publicado “A Experiência dos Conselhos de Opinião – a corregulação no serviço público de rádio e televisão”.

Emtre outros trabalhos publicados constam ainda “O Turismo Português dos Anos 50 – Turismo e Identidade”, “Sun Yet Sen – Primeiro Presidente da China” ou “Educação em Macau”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights