Dor: Investigadora da Universidade do Minho distinguida com bolsa no valor de 10 mil euros

31 de Outubro 2022

“The Rostral Ventromedial Medulla As A Key Target Of The Maladaptive Response To Chronic Inflammatory Pain” é o projeto de investigação básica vencedor da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022, atribuída pela Fundação Grünenthal a uma investigadora da Universidade do Minho.

Da autoria da investigadora Diana Rodrigues, licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e aluna de Doutoramento no domínio de investigação No Pain no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS), o projeto tem como principal foco o papel da modulação descendente na cronificação da dor em doentes com osteoartrose.

O objetivo principal desta investigação passa por explorar as alterações celulares (neuronais e gliais), moleculares e eletrofisiológicas no tronco cerebral produzidas pela osteoartrose e obter respostas acerca de como a osteoartrose tem impacto na estrutura e função do RVM (medula rostral ventromedial), e se um tratamento farmacológico com recurso a antidepressivos pode melhorar ou modular estas alterações.

Através de uma série de técnicas comportamentais, histológicas e eletrofisiológicas, a investigadora pretendeu avaliar alterações na estrutura do RVM, no número e morfologia dos seus neurónios e células da glia, nos níveis de neurotransmissores e na resposta dos neurónios a diversos estímulos. A compreensão destes mecanismos permitirá desenvolver novas terapias que possam melhorar a qualidade de vida dos doentes com osteoartrose.

A entrega da Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022 realizou-se no âmbito do Colóquio da Fundação Grünenthal, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 18 de outubro. A sessão foi dirigida pelo Professor Doutor Walter Osswald, presidente da Fundação Grünenthal.

Promovida pela Fundação Grünenthal, a Bolsa de Jovens Investigadores em Dor destina-se a apoiar a realização de projetos de investigação básica relacionados com a temática da dor.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights