APTAS em audiência sobre a carreira de técnico auxiliar de saúde

3 de Novembro 2022

A APTAS (Associação Profissional dos Técnicos Auxiliares de Saúde) teve uma audiência com a 5.ª Comissão de Orçamento e Finanças do parlamento, hoje, para questionar sobre a situação da criação da carreira de técnico auxiliar de saúde.

Em comunicado, a APTAS alerta que este assunto “está no OE 2022”, “foi colocado no programa eleitoral do PS” e “colocado igualmente e posteriormente no programa do governo que foi aprovado no parlamento, mas estamos a 2 dias do mês de novembro e nada está a ser feito para que esta situação seja cumprida, mais grave é que no OE 2023 nada consta em relação a esta medida que deverá ser cumprida pelo governo até 2022-12-31”.

A APTAS informa que estiveram presentes: o presidente da Assembleia Geral da APTAS, João Fael, e, por parte da 5ª. Comissão de Orçamento e Finanças, o vice-presidente, os grupos parlamentares (GP) PS, PSD e PCP e serviços de assessoria.

O vice-presidente da 5.ª Comissão “deu as boas-vindas à APTAS” e “agradeceu que a APTAS tivesse colocado este assunto de suma importância à respetiva comissão”, relata a APTAS.

“Compreenderam muito bem este alerta por parte da APTAS e todos concordaram com a pertinência deste assunto, e que iriam sim questionar o governo”, continua a associação.

“Por parte do GP do PS, informaram que a criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde é um compromisso deste governo e que irá ser cumprido, não se comprometendo com datas”; “Por parte do GP do PSD, informaram que o compromisso, e a importância para a resolução deste assunto, é uma condição ‘Sine Qua Non’”, de acordo com a APTAS.

Já os deputados do PCP disseram que “também irão fazer de tudo para que este assunto que já leva mais de 20 anos se resolva” e para que as reuniões com as estruturas deste grupo profissional sejam retomadas com urgência.

A APTAS termina o comunicado frisando que espera poder dialogar com a nova equipa ministerial e com o diretor executivo do SNS, e que, na audiência presencial do dia 20 de setembro, o Presidente da República informou que tenciona promulgar o diploma “o mais rapidamente possível” quando este chegar a Belém.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights