Coimbra ajuda a criar repositório digital de esqueletos humanos na África do Sul

7 de Novembro 2022

Cientistas da Universidade de Coimbra integraram um projeto internacional destinado a criar um repositório digital de coleções de esqueletos humanos na África do Sul, anunciou hoje em comunicado aquela instituição de ensino superior.

No âmbito do projeto, coube ao Laboratório de Antropologia Forense da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolver “um guia prático para simplificar a recolha de dados 3D de espécimes ósseos” para ensino e investigação.

“Este guia prático vai permitir uma curva de aprendizagem mais rápida para o manuseamento de equipamentos disponíveis no nosso laboratório, assim como facilitar a implementação destas técnicas por investigadores e alunos que estejam a realizar trabalhos com ossos humanos”, explicou a investigadora Maria Teresa Ferreira, citada na nota enviada à agência Lusa.

O projeto “Bakeng se Afrika” teve como principal objetivo “desenvolver um repositório digital de remanescentes ósseos humanos”.

“Impulsionado pela necessidade crescente de ferramentas ‘online’ nas áreas das ciências da saúde e da vida, o projeto teve como objetivo estabelecer um repositório digital de coleções osteológicas sul-africanas identificadas”, adiantou Maria Teresa Ferreira.

Por outro lado, a docente da FCTUC afirmou que era necessário adotar “procedimentos padronizados para aquisição de imagens, armazenamento e análise”, bem como “refletir e debater sobre as aplicações éticas de dados digitais de remanescentes ósseos humanos”.

No projeto científico, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e que terminou após três anos de trabalho, desde 2019, participaram seis instituições de ensino superior (Universidade de Coimbra, Universidade de Pretória, Universidade de Ciências da Saúde Sefako Makgatho, Universidade Stellenbosch, Universidade de Bordéus e Katholieke Universiteit Leuven) e a South African Nuclear Energy Corporation (NECSA).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights